Bom esta funcioando e desta vez o culpado não foi o libreoffice.
Pode parecer extranho utilizar o libreofficebase com o posrgresql, mas foi a
minha opção para garantir a segurança do banco de dados, uma vez que o banco
hsqldb incorporado ao libreoffice base tem apresentado problemas neste
quisito.
Estou fazendo testes com o libreoffice base com banco externo no postgresql.

Apenas complementando a informação, toda ves que abrir o calc com os dados
csv voce obrigatoriamente tem que usar o salvar como para editar as
preferencias da gravação ou vai dar erro na hora de importar com o comando
copy