Em 19 de setembro de 2011 15:45, Euler Taveira de Oliveira <
eu...@timbira.com> escreveu:

> Acho que a penalidade não compensa o esforço pois tabelas que precisam de
> particionamento são aquelas que crescem rapidamente, ou seja, quantidade
> INSERTs é considerável e o tempo de execução do gatilho impactará na
> performance das inserções.

Com particionamento um *custo* a mais nas inserções sempre existirá... pode
ser que seja menor pelo fato da trigger ter *fixo* os IFs necessários para
decidir qual partição utilizar... mas creio que o impacto maior será somente
quando a trigger verificar a necessidade de criar uma nova partição, ou
não?!?

> A menos que você tenha que criar partições baseadas na quantidade de tuplas
> ou
> mesmo se uma nova partição deve ser criada a uma fração de tempo pequena
> (minutos, segundos, ...).

No meu caso específico preciso criar 1 (uma) partição por mês...

--
Fabrízio de Royes Mello
Consultoria/Coaching PostgreSQL