Em 13 de outubro de 2011 15:44, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro
<l...@dutras.org> escreveu:

> Sim, e a conclusão sempre foi a mesma: em última instância, a chave
> natural pode vir a ser a tabela toda, excluídos atributos artificiais.
>  Se nem isso identificar, então a base de dados será inconsistente.

Discordo do uso indiscriminado de chaves artificiais, isso traz mais
malefícios do que benefícios. No entanto, na minha opinião o "código
do cliente" não é uma chave artificial, pois ele aparece fora da
aplicação. Nas nossas contas de luz, telefone, etc está impresso nosso
número de cliente, por exemplo. Da mesma forma, o "número do pedido"
também é relevante fora da aplicação, vem do tempo em que os
comerciantes preenchiam à mão talões numerados mecanicamente (na
gráfica). Essa é uma realidade que existe desde o início do século
passado, temos que levar isto em consideração.

Alexsander da Rosa
http://rednaxel.com