Em 12-10-2011 21:48, Tiago Adami escreveu:
> Ok, entendi. Mas isto só se aplica quando você está usando SEQUENCES
> em chaves primárias - possivelmente artificiais. Isto não funcionaria
> com chaves naturais, do tipo CHAR ou VARCHAR, por exemplo. Agora
> começo entender porque os arquitetos de software vivem reclamando
> quando recuso a criação de chaves artificiais (geralmente colunas com
> nome "ID" do tipo Integer) só porque "fica mais fácil trabalhar com
> Hibernate" :)

        Exato, para ter algo gerado automaticamente obviamente ele deveria
seguir um padrão onde o banco de dados pudesse gerar por si só este
valor. Caso contrário, não tem nem lógica enviar um insert para o
servidor sem a chave primária.

        ORM não resolve todos os males do mundo, ele resolve a grande maioria
deles, mas não todos. Para mim, insert, update e delete é 99% por conta
do ORM porque é quase sempre a mesma coisa.

--
Shander Lyrio
http://about.com/shander