Olá!

Sou iniciante no Postgres! Tenho uma aplicação em SQL SERVER 2014 EXPRESS
desenvolvida em Delphi XE 8 e estou migrando para o Postgres 9.4.

No ambiente de testes funciona tudo perfeitamente, porém, quando eu me
conecto em um Postgres remoto (instalado em um Debian 8 ), a conexão, e a
recuperação de dados é lenta.

Informações gerais do ambiente remoto:
- Servidor: Debian 8
- Banco: Postgres 9.4 + postgis
- Banda: 4MB ADSL
- pg_hba.conf (acrescentei apenas essa linha para acesso remoto)

host    all             all             177.42.58.148/32            md5

- postgres.conf (alterei somente esta linha para acessar remoto)
listen_addresses = '*'

Informações gerais do ambiente onde está minha aplicação em Delphi:
- Windows 8.1
- Banda 15 MB ADSL

Alguns testes que eu já fiz:
1) no pgadmin, se eu faço select * from compra (tenho 18 campos) com a
tabela zerada, ele apresenta 301 ms, porém, demora 21s para exibir a
informação
2) via psql no windows,
psql -h xxx.xxx.xxx.xxx -U postgres (demora 2 s)
\connect database (demora 2s)
select * from compra; (instantaneo)
3) via delphi, conectando via firedac (demora 5s)
4) via delphi, quando eu faço tfdquery.open (demora 5s)

Estou desconfiado que a lentidão vem do componente que estou usando no
delphi, o Firedac.
Alguem já teve este problema ?

Agradeço desde já!