O problema não é com o componente.
Mesmo usando pgAdmin ou psql a lentidão continua. Você está usando uma
solução cliente-servidor pela internet, você vai precisar de um link
dedicado pra melhorar isso, ou:

1) Utilizar 3 camadas, em Delphi(DataSnap), para que o banco de dados fique
do lado do servidor de aplicações.
2) Utilizar Terminal Service. Deixe o aplicativo do lado do banco de dados
também.
3) Utilizar um link dedicado. Já utilizamos um link dedicado de 10MB, na
mesma situação que a sua. Porém o link era direto com o Data Center(Alog).
Usando tracert dava pra ver que não existia muitos saltos até o destino e
funcionava bem.