Le lundi 10 juillet 2017 à 14:51 -0300, Beatriz Paixão a écrit :
> Vamos montar uma máquina nova para o nosso banco de dados postgresql
com a versão 9.6 aqui na minha empresa.

Procure, se possível, usar a mais recente versão suportada; segundo htt
p://postgresql.org/ seria a 9.6.3.

> * vocês sabem qual a melhor distribuição Linux usar para o
> postgresql.

Provavelmente a mais popular seja o Debian GNU/Linux, mas creio que
todas têm seus adeptos.  Uma situação particular é a de quem precisa
manter compatibilidade com Red Hat, por exemplo por causa de algum
padrão corporativo ou por necessidade de homologação em determinados
modelos de servidor, caso em que o Cent OS passa a ser uma alternativa.

        Além de GNU/Linux, muitos dos desenvolvedores globais do
PostgreSQL usam algum *BSD Unix, principalmente o FreeBSD ou o OpenBSD,
até porque o Postgres nasceu e se desenvolveu no BSD.  Dizem até que
foi o Postgres que demandou muito do desenvolvimentos original do BSD
nos anos setenta e oitenta.

> * as maquinas que tenho aqui com postgres tem disco haid, vou manter
> essa configuração.

Imagino que seja Raid.  como você não disse que nível de Raid, imagino
que seja 5 (o mais popular) ou 1+0, vulgo ‘10’, o único geralmente
adequado a bases de dados.  Se estiver em níveis 0, 2, 3, 4, 5 ou 6,
considere migrar para 1+0 (distribuição sobre pares de espelhos).

> * temos que nos preocupar com mais alguma coisa?

Muitas.  Bases de dados não são triviais.  Embora suas perguntas sejam
perfeitamente razoáveis e comuns, indicam que vocês ainda têm muito a
aprender a respeito; talvez a atual base tenha sido implantada por um
consultor externo?  Eu sugeriria contratar uma consultoria de alguma
empresa ou profissional reconhecido na comunidade (não darei os nomes
aqui por estar bem desatualizado) enquanto forma um profissional
interno para assumir essas responsabilidades.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org