A melhor é aquela que você (ou a sua equipe) domina. É difícil ser melhor
que isso, já que a distro não faz nada por si só.
Em segundo lugar, olhe também para a política de atualizações de cada uma:
bugfixes críticos precisam chegar em questão de poucas horas nas máquinas
de produção e, quando possível, automaticamente; enquanto que atualizações
com features novas ou mudanças maiores precisariam passar por
aprovação/homologação/validação/etc de vocês. Se a distro não tiver
políticas desses dois casos bem definidas você (na verdade a sua empresa)
vai estar correndo riscos em um ou nos dois lados. Nesse ponto eu prefiro
centos/rhel (pela documentação e suporte da RH), mas muita gente apoia
debian/ubuntu. E BSDs são excelentes também, mas eu conheço bem menos
deles. (Pessoalmente eu prefiro distros source based e rolling release, mas
profissionalmente é outra história.)

> Muitas. Bases de dados não são triviais. [...]

Muitas mesmo. Anos atrás eu encontrei o PostgreSQL High Performance 9.0 do
Gregory Smith. Os primeiros capítulos descrevem em muitos detalhes todos os
aspectos importantes nessa escolha (memória, processamento, I/O, benchmarks
etc), então eu recomendo muito ele como um começo. Parece que esse ano saiu
a versão atualizada para o 9.6, que eu não li ainda, mas se seguir a linha
da anterior, então vale a pena o investimento.

Boa sorte,
--

Arthur Nascimento - tureba