O Manoel e um alemão estão de carro no deserto. O maior calor. O carro sofre
uma pane e pára. O povoado mais perto está a trinta quilômetros.
O alemão, um perito em questões de sobrevivência, tira o radiador do carro.
O Manoel, intrigado com aquilo, pergunta pro alemão:
- Diga-me cá, ó gajo. Para que tu estás a levar o radiador?
E o alemão:
- Se nos der sede podemos beber a água do radiador.
O Manoel, então, começou a tirar a porta do carro.
Isso deixou o alemão intrigado:
- O que você está fazendo, Manoel?
E o Manoel:
- Se sentirmos calor... podemos abaixar o vidro da janela.

Fernando dos Santos
Web Master - Publicitário
Universidade Luterana do Brasil
Canoas/RS