... Se o cara tiver 2 computadores em casa (pode ser velharias), pode montar uma
pequena rede e ir estudando,...

Nem isso é preciso, basta usar uma máquina virtual e com 1 micro
somente você pode montar uma rede, e testar diversos serviços, como
dns, dhcp, web, ftp, email etc.

Acho que tenho uma boa experiência com linux e aprendi mais de 90%
sozinho (em casa fuçando, ou com algumas dificuldades no trampo em que
precisei fazer alguma pesquisa). Fiz alguns cursos (entre eles o da
Conectiva, quando era dividido em 4 módulos, eu fiz os 4) e confesso
que achei todos muito fraco. Fiz alguns simulados da LPI e não gostei,
como a maioria dos simulados que já fiz, muita decoreba. Ele não
avalia seu conhecimento, mas sua capacidade de decorar coisas, de
decorar detalhes. Ora, qual Adm de Sistemas aqui da lista que não usa
o man ? Então, o que importa, no meu ponto de vista, não é saber todos
os comandos e seus parâmetros (o man lhe diz tudo isso), mas como
integrar esses comandos para resolver seus problemas.

No mercado de hoje, acho que Certificação é importante, mas prefiro
dedicar meu tempo a estudar para um concursos público, ou correr atrás
de um título acadêmico (como um mestrado) a (desculpem pela expressão)
"perder meu tempo" decorando sintaxe de comandos.

Alexandre.

--
O nosso sacrifício é consciente.
É a quota a pagar pela liberdade