2006/12/11, Rafael Gomes <[EMAIL PROTECTED]>:
Guilherme,

Aceito tudo que disse, porém não concordo em todos os pontos,

Normal, se a gente concordasse é que ia tá estranho. ;)

> Rafael,
>
> mesmo vc finalizando sua opinião, gostaria de contibuir com algumas
> maluquices minhas...  (daquelas)
>

> certificação   >>  mercado   >>   escravidão
>
> conhecimento   >>  especialização  >>   trabalho & estudo  >>  escravidão
>
> algumas horas de leitura & opinião & atitude  >>  liberdade   >> sabedoria

Blz...

> Não que isso seja regra, ou qq coisa desse tipo.  apenas IMHO
>
> O que se busca geralmente são certificações e conhecimento para,
> inconscientemente, alcançar uma vida boa. Boa?

Sim, porém  posso fazer isso de uma forma "prazerosa" .

claro que pode, afinal o bem estar (de todos) é o que vale.  ;)

> "Entrar no mercado", é muito perigoso, mas todo mundo quer... Parece
> que qd isso acontece vc entra numa grande máquina de lavar (que
> óbviamente tem fabricante) e uma força centrípeda sempre te leva pras
> beiradas. Mas enfim, todos querem entrar no mercado sem mesmo saber
> pra quê, trocar de celular, talvez? Ou absorver outras coisas que
> venham do centro.

Na verdade fazer o que gosta, mas que tenha retorno financeiro, pois
infelizmente estamos em um mundo capitalista. Adoraria pensar dessa forma,
mas não é bem assim, eu acho...

Vc sabe que eu acho o "emprego" um desperdício de talento e tempo. ;)

A certificação só pode ser considerada relevante para empregos e
processos licitatórios específicos IMHO (que faz tempo que eu não
vejo). Fora isso não tem aplicação. Um exemplo é que vc só lembra da
certificação na hora do currículo, depois de selecionado para a "vaga"
(até parece carro), vc e a empresa dificilmente tocam nesse assunto de
novo.

Vc sabe que eu tenho uma ou outra certificação e acho que foi tempo e
grana perdida, pois não agregaram nada importante na minha vida (e de
outras pessoas tb), além do que eu já fazia no dia a dia
anteriormente.

Como já dito aqui  na tread e a bastante tempo atrás tb (hehehe) o
guia foca tem tudo o que vc precisa pra ser feliz em provas da LPI,
mas se o povo insiste em pagar pelos cursos, OK então. Não que os
cursos serão ruins ou outras coisas pejorativas, mas dificilmente vc
absorverá, num curso, tudo o que vc ganhará colocando em *prática*  o
conteúdo do guia foca.

Um abraço.

> Acho que vc nem teve tantas dificuldades de "entrar no mercado", como
> vc disse. Menos de um ano depois de instalar o linux em casa vc já
> trabalha com ele profissionalmente.  Isso é bom, não?

Sim! Mas no começo foi dificil, eu estava muito  sem rumo sabe? Tive a juda
da sorte, isso não posso negar. (Sem esquecer da ajuda dos amigos é
claro!!!)

> Sobre a certificação, ter ou não em SSA, não é muito importante, pra
> quem quer, até on-line tem, aos tonéis. Esse assunto foge
> completamente a qualquer motivação do software livre. (Isso já serve
> deixar de lado)

Hum... Certificado LPI em Salvador? Não conheço muitos... acho que seria um
diferencial, assim como  o ingles... O que me parecia uma realidade está se
tornando diferencial (Juro que achava o contrário...)

Valeu mesmo man...
--

Rafael Brito Gomes
Sistema de Informação