"Rafael Gomes" <[EMAIL PROTECTED]> writes:

>     Para Kröger: certificação, como é feito, é como uma prova
>     de trompet sem trompetar.  :-p
>
> Nunca tinha pensado por esse lado...

eu já ;-)

me parece que isso acaba sendo uma extensão do que acontece em alguns
cursos de computação; o aluno acaba fazendo (muitas) provas teoricas e
poucos trabalhos praticos. veja bem, _é_ importante dominar as coisas
_sem_ um computador, afinal se voce se ver em uma situação onde esteja
sem rede, sem seu editor favorito, sem complementação, vai ter que se
virar de uma maneira menos cômoda (só para dar um exemplo).

um exemplo disso está resumido nessa historia muito legal é essa que o
Alan Kay conta [1]:

   Quando eu estava em Stanford com o projeto de IA (no final dos anos
   60) uma das coisas que nós costumavamos fazer uma competição de
   programação em cada Thanksgiving com as pessoas dos projetos de
   pesquisa da área. Eu acho que o prêmio era um peru.

   John McCarthy elaborava os problemas. No ano que Knuth entrou nessa
   competição ele ganhou tanto o tempo mais rápido em resolver o
   problema quanto a execução mais rápida do algorítimo. Ele fez isso no
   pior sistema possível, com um batch remoto chamado Wilbur. E
   basicamente ele acabou com toda a competição ("And he basically beat
   the shit out of everyone").

   Quando eles perguntaram para o Knuth, "como você pode fazer isso?"
   ele respondeu, "quando eu aprendi a programar, voce tinha sorte se
   tinha 5 minutos por dia com um computador. Se voce queria ter o
   programa avançando, ele tinha que ser escrito perfeitamente na
   primeira vez. Então as pessoas aprenderam a programar como se
   estivessem esculpindo em pedra."

Para quem não sabe:

Knuth = deus [2]. criou o TeX, programação literária, escreveu The Art of
        Computer Programming [3], além de ser O Nerd Supremo. [detalhe,
        ele toca orgão de tubos [4]

McCarthy = criador do Lisp, coletor de lixo, if-then-else, inventou o
         termo 'inteligência artificial', e muito mais

Alan Kay = inventou quase tudo: mouse, interface gráficas, smalltalk,
         inventou o termo 'programação orientada a objetos', etc.

Tendo disso isso, eu prefiro que as coisas sejam praticas, porque voce
vê a capacidade das pessoas em resolver problemas, sem decoreba.

Abraços,

Pedro Kroger

Footnotes:
[1] http://www.softpanorama.org/People/Knuth/index.shtml

[2] http://www.rupa.com/pipermail/jokes/1999-August/000408.html

[3] www-cs-faculty.stanford.edu/~knuth/taocp.html

[4] http://www-cs-faculty.stanford.edu/~knuth/organ.html