Eu fui respondendo as mensagens na sequẽncia. Ia dar muito trabalho
compilar tudo numa mensagem só, afinal foram 50 mensagens em poucas
horas.

"O melhor então seria classificar uma trunk como sendo uma rodovia
duplicada ou não que possui a preferencial sobre um trecho longo (pelo
menos 300km seria o ideal)."

Se todos concordarem, por mim tudo bem, desde que se o uso das outras
tags (surface, maxspeed, shoulder, lanes). Os programas de mapeamento
(iD) não dão essa instrução aos mapeadores, então esse "incentivo"
teria que ser feito através de uma comunicação direta (uma mensagem
pelo correio do OSM) com cada novo usuário do OSM. Perguntas:
- o "melhor" é melhor para quê ou para quem? para calcular uma rota -
logo, para motoristas? para falar da importância da via para a
economia (para os planejadores) ou para turismo? ou para fazer um
desenho (para os webdesigners e/ou os cartógrafos que vendem cópias
impressas do mapa)?
- se nesse trecho preferencial de 300km houver um trecho de 100km sem
pavimentação ou com uma pavimentação em péssimas condições (talvez
porque o governo não acha que vale à pena investir pra restaurar a
pista), você classificaria como trunk também? Por quê sim/não? E se
todo um trecho de 100km não tiver acostamento algum, também seria
trunk?

"Nullius in verba."