Prezado Gabriel e demais colegas

apenas relembrando que ano passado tivemos uma longa discussão sobre
classificação de rodovias:
http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=21275

que resultou no schema_br2013
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_to_map_a#Fluxograma_de_classifica.C3.A7.C3.A3o_.28esquema_br2013.29

O principal mérito do esquema foi por fim a uma discussão interminável
sobre classificações de rodovias e evitar uma guerra de edições entre
usuários.

Este esquema (que está muito longe de ser perfeito) acabou dando uma trégua
muito bem vinda neste assunto e deu uma certa consistência ao mapa no
Brasil.

A classificação de rodovias é um assunto  complicado por ser um problema
muito mal definido. Tenta-se capturar todas as inúmeras variações de
rodovias + todas as sutilezas de interpretação do que vem a ser a
"importância"  de uma via com apenas 5 tags. Claro que não se chega nunca a
uma conclusão com isto. De fato não chegamos a uma conclusão, apenas
concordamos em parar de discordar e centrar nossos esforços em objetivos
mais práticos.

Pessoalmente eu acho que a classificação da rodovia deveria ser tarefa do
renderizador/navegador/aplicativo. Isto poderia ser "calculado" por
informações sobre a rodovia, como número de vias, existência de
acostamento, velocidade, lombadas, travessias de pedestres etc. Eu não me
surpreenderia de ver no futuro aplicativos que venham a fazer isto e acabem
ignorando a tag highway completamente.

> Compreendo que é necessário que exista uma definição precisa da diferença
> entre um caso e outro. Eu proponho usar a definição que eu citei antes:
> Trunk identifica uma rodovia duplicada ou não que não se encaixa no padrão
> motorway mas que é pavimentada, tem acostamento e tem preferência por uma
> distância longa (sugiro 300km no mínimo). Aceita-se que ela perca a
> preferencial somente para uma outra rodovia trunk (cruzamento da BR-116 com
> a BR-282, por exemplo). Alguem teria uma sugestão melhor?

Sobre esta sugestão, eu penso que ela não seja facilmente aplicável. Em
geral os cruzamentos de rodovias são implementados por rotatórias e via de
regra a preferencial é da rotatória (embora existam muitas variações neste
sentido).

Falando como usuário frequente de rodovias no Brasil e no exterior, eu
prefiro fortemente restringir trunk à rodovias duplicadas que não chegam a
se constituir como motorways, de acordo com o que nós estabelecemos no
schema_br2013.

Também falando como uuário de rodovias, não vejo qualquer utilidade em
classificar BR-116 como trunk por ser preferencial à BR-282 (supondo que
seja mesmo). Instintivamente, quando vejo trunk eu entendo que a rodovia é
melhor que uma primary em algum aspecto. O simples fato que há mais
trânsito naquela rodovia não me parece um bom critério para dizer que você
também deve passar por lá (e contribua na piora do trânsito).

De fato, eu já passei muita raiva por causa de rodovias marcadas como trunk
no OSM e que não tinham sequer acostamento, apenas porque alguém achou que
era uma rodovia mais importante do que alguma outra.

Veja bem, eu entendo a sua preocupação em discutir o assunto. Ela é
bastante natural, tanto que sempre gera muita discussão.

Mas a minha postura pessoal é de só voltar a mexer no schema_br2013 em
2015. Daí poderíamos coletar todas as experiências, conflitos etc e fazer
ajustes pontuais nas recomendações onde for estritamente necessário.

um grande abraço a todos

Gerald