Eu tenho um Microsoft Wireless Media Desktop 1000, que vem um teclado e um
mouse sem fio. É este aqui:

http://www.microsoft.com/hardware/mouseandkeyboard/ProductDetails.aspx?pid=111

Funciona sem problemas no meu Ubuntu.

Na ocasião tinha um conjunto da Logitech também, porém era um pouco mais
caro, e já tive uns pingos de arrependimento de não ter levado o Logitech,
pois o da M$ não funfa a 1m do receptor. É horrível neste quesito, mas no
restante é bem bacana.

Tenho um mouse Basic Optical também da M$, que é bugado. O wireless funciona
bem melhor que ele.

De qualquer forma, recomendo Logitech. Os caras são líderes imbatíveis neste
seguimento.

Abraços