2008/1/15 _Anubis_ <[EMAIL PROTECTED]>:

> ola lista!
>
> galera, preciso de um luz no fim do tunel! hehe!
>
> eu tava aqui pensando se é possivel o seguinte, e se for como?
> qual programa?
>
> utilizar como servidor 1 win xp pro, e as estações debian linux ou ubuntu.
> tá ate ai normal não é?

Com o XP não vai  funcionar, porque ele só permite um usuário logado de cada
vez. Existem uns tutoriais que ensinam a trocar o arquivo termserv.dll e
mexer nas configurações do sistema, e tem também um patch pronto em
http://sala.pri.ee/?page_id=11, mas estes recursos fazem o XP aceitar apenas
até três usuários simultâneamente, e eu tive uns problemas com estas
soluções, tipo travamentos na tela de login e perfis de usuário corrompidos,
por isso não recomendo usar estes "hacks". Você vai ter que usar o Ruindows
2000 ou 2003 e instalar o Terminal Server ($$$).

> a duvida em si é, se tem 99% dos programas que só existem pra windows, não
> tem similar no linux, como faço pra usar os programas que estam instalados
> no servidor sem usar virtualização, sem instalar os programas via wine,
> deixar instalado apenas no servidor e executar direto de lá.

99% é exagero. Além do mais o maior problema é a falta de cultura dos
usuários, que ficaram escravizados por aplicativos proprietários
(pirateados, em sua grande maioria), que só rodam sobre o Ruindows
(normalmente pirateado também). Todas as tarefas que usualmente são feitas
em plataforma proprietária, e mais outras tantas, podem ser perfeitamente
executadas por software aberto, usando aplicativos inclusive com qualidade
técnica melhor. As mazelas são pontuais e geralmente relacionadas com
hardwares e protocolos fechados.

> a melhor opção seria o vnc ou de preferencia um programa opensource
> pra abrir uma conexão remota? mas e a segurança?

O acesso ao Terminal Server é feito usando o pacote "rdesktop".

> como bloquear alguns user's pra não usar a internet por exemplo.

Configure um gateway de Internet e filtre os acessos com o Squid e Iptables.

> a gravação teria que ser em FAT32? ou já é seguro gravar em NTFS?

Se você quer dizer gravar NTFS em um sistema Linux, com o NTFS-3G é
tranqüilo. Já na plataforma Micro$oft, NTFS sempre foi muito mais seguro e
confiável que FAT.

--
Márcio H. Parreiras @ Pedro Leopoldo - MG - Brazil

Por favor evite enviar-me anexos Excel (.xls), PowerPoint (.ppt) ou Word
(.doc);
Veja http://www.gnu.org/philosophy/no-word-attachments.pt.html

Please avoid sending me Excel (.xls), PowerPoint (.ppt) or Word (.doc)
attachments;

Experimente http://www.broffice.org

Try http://www.openoffice.org

"A caixa dizia: Requer MS Windows ou superior, então eu instalei Debian/GNU
Linux!"
http://www.debian.org/index.pt.html

"The box said: Requires MS Windows or better, then I installed Debian/GNU
Linux!"
http://www.debian.org/index.en.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

http://en.wikipedia.org/wiki/Linux

Codificação de caracteres / Character encoding: Unicode (UTF-8)
.

Responder a