2008/1/22 Guilherme Rocha <[EMAIL PROTECTED]>:

> Oi Anubis,

> :-D
> >

> Nossa amigo, pensei que você estava falando em "softwares
> específicos", pensei em algum controlador de prensa, geradores, ou
> algo assim.  Cara, no seu caso vc poderia usar até mesmo o VNC, como
> vc quer, pois SEFIP e GRRF, são gerados uma vez ao mês, em condições
> normais.  E o conectividade social, bem, ele eu n sei, mas o seu uso
> não é tão grande assim.
>

> Vc tem ainda a opção de virtualizar isso, sim, nas máquinas com QEMU,
> pois vc não vai ficar rodando XP em servidor por causa dessas poiocas,
> [...]

O maior problema dos sistemas Micro$oft não é apenas a política escorchante
das licenças, mas sim a sua instabilidade e vulnerabilidade, o que gera um
alto custo em manutenção repetitiva (removem-se os vírus em um dia, no outro
dia eles estão no sistema novamente, rindo da nossa cara). Mas vou deixar
aqui uma outra crítica: O intrépido Governo do Brasil diz querer estimular o
uso de software livre, então não dá para entender porque obrigam os usuários
a usarem a plataforma Ruindows. A própria Caixa Econômica Federal está
migrando para Linux e, para quem não sabe, já faz mais de um ano que o
sistema da Loteria Federal, inclusive os terminais das lotéricas, roda em
Debian. Mas o site do FGTS (o famigerado cmt.caixa.gov.br) foi feito para
funcionar apenas no Internet Explorer e, pasmem-se, usando a JVM 1.4 da
Microsoft, mais do que obsoleta, e cuja redistribuição ficou proibida depois
que a Sun Microsystems entrou na justiça contra a empresa do Bill, alegando
violação de propriedade intelectual (é, o feitiço às vezes se volta contra o
feiticeiro, hehehe!).
Sabemos que isto não é um caso específico da Caixa, acontece com quase todos
os softwares da Administração Pública, os quais, diga-se de passagem, foram
e são desenvolvidos para dificultar a sonegação e tirar serviço do lombo
deles mesmos. Fica a impressão que o pessoal que os desenvolve não está nem
aí, pois são concursados e não podem ser despedidos por preguiça e
incompetência. Porque não respeitam os padrões da W3C? Porque não usam Java,
a exemplo honroso da Receita Federal, que disponibiliza alguns programas
para esta plataforma? Ou qualquer outra coisa que for multiplataforma?
Acho que ao invés de ficarmos comprando licenças caras ou então nos virando
para rodar estes excrementos em emuladores, VM's, etc., o que realmente
deveriamos fazer é muita pressão. Se um bom número de usuários reclamassem
nos ouvidos deles, ou até se recusassem sumariamente em aceitar imposições,
eu acho que a situação mudaria em um prazo mais curto.

--
Márcio H. Parreiras @ Pedro Leopoldo - MG - Brazil

Por favor evite enviar-me anexos Excel (.xls), PowerPoint (.ppt) ou Word
(.doc);
Veja http://www.gnu.org/philosophy/no-word-attachments.pt.html

Please avoid sending me Excel (.xls), PowerPoint (.ppt) or Word (.doc)
attachments;

Experimente http://www.broffice.org

Try http://www.openoffice.org

"A caixa dizia: Requer MS Windows ou superior, então eu instalei Debian/GNU
Linux!"
http://www.debian.org/index.pt.html

"The box said: Requires MS Windows or better, then I installed Debian/GNU
Linux!"
http://www.debian.org/index.en.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

http://en.wikipedia.org/wiki/Linux

Codificação de caracteres / Character encoding: Unicode (UTF-8)
.

Responder a