2008/1/22 Fabio A Mazzarino <[EMAIL PROTECTED]>:

> Márcio:
>
>  Eu acho super-bacana lutar contra oq está errado. A Telefônica tá
> dando uma big duma mancada lá em casa. Eu poderia contratar outro
> telefone fixo, e outr serviço de banda larga, porém não existe nenhum
> tipo de serviço a altura da Telefônica, ou seja, é um oligopólio. A
> Situação hoje é que eu não consigo usar internet e male a male o
> telefone fixo. Faço isso pq a Telefônica *tem* que resolver meu
> problema.
>
>  Porém a situação do nosso colega Anubis é outra. Ele tem nas mãos a
> [...]
Fábio,

Você tem razão, a briga é grande e o show deve continuar. É claro que uma
empresa não pode parar de funcionar, então a curto prazo temos que nos
virar. Só não concordo em ficarmos passivos e deixar que este tipo de
situação se perpetue.
Mas como dizemos aqui em Minas, "se o mingau está muito quente, a gente tem
que começar a comê-lo pela borda do prato", então vou mostrar dois exemplos
ocorridos comigo:
Há algum tempo, uma empresa onde prestei serviços de suporte adquiriu um
programa de controle de balanças eletrônicas, para plataforma Ruindows. Uma
vez instalado, o dito cujo não quis funcionar e, depois de algum tempo
quebrando a cabeça, descobrimos que ele dependia de algumas bibliotecas do
MS Office, que não estava instalado nas máquinas. Em contato com a empresa
fornecedora, cogitamos em devolver o software, falaram em multa por quebra
de contrato, aí ameaçamos entrar na justiça, ou então que eles pagassem as
licenças do MS Office (seriam duas). Moral da estória: se viraram e fizeram
o programa funcionar sem o Office, acho que copiaram as DLL's e embutiram as
mesmas nele :-)
O segundo caso é antigo. No final de 1998 comecei a usar Linux, e possuia
uma conta corrente em um banco. O programa usado para acessar a conta era um
executável Ruindows, e acho que na época o Wine nem existia. Todos os dias
eu mandava um e-mail reclamando, enchi o saco deles, eles retornavam dizendo
que estavam trabalhando em uma solução, etc. Não creio que tenha sido apenas
por minha causa, devia haver outros chatos reclamando, o fato é que depois
de uns seis meses aboliram o programa e o acesso passou a ser feito em Java.
Em suma, a gente tem que se adaptar às situações, mas nunca se acomodar.

Voltando ao assunto principal do tópico, como eu já havia dito, acho que por
enquanto a melhor solução para o caso do amigo Anubis é fazer um bom
servidor Windows Server, instalar Linux nas outras máquinas e acessar com o
rdesktop, assim pelo menos vai economizar na licença das estações e ficar
livre de vírus nelas. Observação importante: não permita que ninguem use
Internet no servidor em sites que não sejam absolutamente necessários e que
não funcionem em Linux. Se possível, bloqueie com um firewall externo.

--
Márcio H. Parreiras @ Pedro Leopoldo - MG - Brazil

Por favor evite enviar-me anexos Excel (.xls), PowerPoint (.ppt) ou Word
(.doc);
Veja http://www.gnu.org/philosophy/no-word-attachments.pt.html

Please avoid sending me Excel (.xls), PowerPoint (.ppt) or Word (.doc)
attachments;

Experimente http://www.broffice.org

Try http://www.openoffice.org

"A caixa dizia: Requer MS Windows ou superior, então eu instalei Debian/GNU
Linux!"
http://www.debian.org/index.pt.html

"The box said: Requires MS Windows or better, then I installed Debian/GNU
Linux!"
http://www.debian.org/index.en.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

http://en.wikipedia.org/wiki/Linux

Codificação de caracteres / Character encoding: Unicode (UTF-8)
.

Responder a