Eu compraria um roteador com o tp-link tl-wr1043rd e instalaria o dd-wrt.
Deixar máquina de gateway em mão de leigo vai acabar dando em reboots
periódicos e destruir com o HD.

Só coloque a DMZ apontando pro servidor que vc vai conseguir acesso externo
sem problemas.

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br