Acho que você não vai gostar da resposta...

O ultimo esforço de tradução foi em 2003, o resultado do trabalho está em:

http://doc.fug.com.br/handbook/

Na época o handbook foi 100% traduzido (ele tinha 1/3 do tamanho
atual), porém o trabalho morreu na fase de revisão e nunca foi dado
como finalizado.

O motivo de nunca ter sido finalizado? As pessoas envolvidas desanimaram.

O motivo de terem desanimado? Na minha opinião o problema que ocorreu
foi excesso de preciosismo na revisão.

Na época, para submissão do material, o pessoal queria que o documento
estivesse perfeito para ser submetido, e sinceramente buscar a
perfeição neste tipo de trabalho é pedir para não fazer nada nunca.

Ou seja, para dar o documento como finalizado ele precisava ter:

- Identação do SGML tinha que estar perfeita, ou seja, começando na
coluna 1 , aumentando a identação em 2 espaços a cada novo elemento do
sgml aberto, e reduzindo em 2 espaços a cada um fechado.

- Todos os separadores frasais deveriam ser seguidos de 2 espaços.

- 100% da tradução das palavras tinha que normalizada, se um capitulo
traduzia website como sitio web, outro como sitio www, outro como web
site, todos os capítulos eram marcados como incompletos e tinham que
passar por normalização.

- Nenhuma linha podia ter mais que 70 caracteres

- Os documentos não poderiam conter nenhum erro de acentuação ou de
ortografia, gramatica, concordância verbal, etc.

- A tradução tinha que ser fidedigna em 100%, mesmo que o resultado
final ficasse difícil de ser compreendido por um falante de português
do Brasil. Convenhamos, as vezes é preciso captar o que o autor quiz
dizer, e ajustar os termos/palavras/expressões para algo que diga a
mesma coisa de uma outra forma se isso tornar o texto mais fluido de
ser lido e mais fácil de ser compreendido.

Em fim... foram estes os motivos.

Como dessa vez quem está responsável por fazer os commits sou eu, pode
ter certeza que não vamos ter os mesmos problemas, pois eu sou da
opinião que qualquer documentação é melhor que nenhuma :)

Não que eu tenha como intenção fazer algo "porco", muito pelo
contrario eu jamais faria isso, mas tenho bom senso de não exigir
perfeição num trabalho que pela sua própria natureza vai estar sempre
em transformação e aperfeiçoamento. É o famoso work in progress :)

Espero ter esclarecido a sua duvida

Edson

[  ]'s Edson
--

OpenPGP Key: 0xA5C45B43401FF8F3
1BAB 0B87 EE89 B8D4 B418  66D6 A5C4 5B43 401F F8F3