Prezados Senhores,
 
A mensagem anterior contém um erro.
 
Um erro proposital.
 
Foi enviada a mensagem com o intuito de colher comentários sobre o assunto.
Tinha a certeza do seguinte: Se enviasse um cálculo que falasse dos números habituais usados na hidraulica, como por exemplo, 75 kgm/s = 1 C.V. ningém se espantaria, mas se dissesse que 750 kgm/s = a 1C.V., alguém iria corrigir acrescentando 1 zero para 10 C.V.
 
Mas ninguém corrigiu. Ninguém falou nada. Como se o assunto não fosse importante. Há uma nuvem sobre o assunto, como se os cursos não tivessem tido práticas da Quimica mais elementar.
Será que tiveram? A minha suspeita é de que se tiveram foi para divertir a aula, porque o assunto é muito mais sério do que descobrir que afinal, Agrônomo não é Quimico.
Alguém não sabia ou não queria ensinar.
A seriedade do assunto tem a ver com a ocultação premeditada dos órgãos de ensino, que desde há décadas vêm conduzindo o pacote de ciência que é autorizada pelos que dominam o poder económico.
Ou seja, Todas as profissões foram impedidas de conhecer certas equações em profundidade. Especialmente os Quimicos e os Fisicos, estão sob mira vigilante para que não considerem o Hidrogénio uma fonte de energia.
Quando estes que são da área direta não podem desenvolver projetos nesse âmbito, não admira o silêncio dos Agrônomos que regularmente lêem os temas da Irriga-l.
 
Corrigindo o erro, a informação que seguiu abaixo,
 
Falemos da água.
 
1 litro de água contém 111 gramas de Hidrogénio
0,1388 g de hidrogênio por segundo equivalem a 1 C.V.
111 g de hidrogênio/s = 1 litro de água/s = 799 C.V.de potência, com 3.6000 litros/hora.
 
passa a ser assim:
 
1 litro de água contém 111 gramas de Hidrogénio.
0,1388 g de Hidrogénio por segundo equivalem a 22, 8 C.V.
111 g de Hidrogénio/s = 1 litro de água/s = 18.274 C.V. de potência , com 3.600 litros de água/hora
 
Acrescento que, para se ter uma noção da grandeza do volume de gas, as 111 gramas de hidrogénio ocupam 2.486,4 litros á PTN e sendo produzidos e consumidos por segundo.
 
Dá para pasmar? 1 litro de água por segundo = 18.274 C.V.
 
De inicio pensei que o silêncio era devido a uma cautela, pois declarar este tema á opinião pública não interessa nada aos conglomerados empresariais, que desfrutam o fornecimento de energia.
 Tanto mais que, para além das usinas hideletricas, viriamos a juntar as companhias petroliferas, que perderiam seus consumidores de gasolina, diesel, álcool, uma vez que o sistema é espantosamente simples de pôr em funcionamento em viaturas.
Assim o silêncio seria sinónimo de receio de entrar numa fria com esses senhores dos petróleos e das usinas.
Mas, penso que essa páginas da Quimica não foram muito bem decoradas, e através dos tempos foram completamente esquecidas pois <<o que convirá aos agrônomos será o conhecimento de sementes, adubos, venenos, tratores, e essas coisas que os botam pra trabalhar.>>
Se fossem um pouco mais curiosos, ainda que não tão ecleticos como seria de desejar, poderiam compreender porque é que estamos com indices de cancer de pele cada vez mais elevados.
Claro que o sabem. Ironia minha.
Mas saberiam como inverter esse caminho que o Mundo teima em trilhar, de consumir hidrocarbonetos até acabar com todos nós sufocados em CO2 e CO e outros poluentes.
Não é Agrônomo que tem de saber disso. Alguém vai dizer isso.
Não, são as Pessoas que têm de saber o quanto é fácil obter energia com menos trabalho e despesas, para terem mais tempo para curtirem esta vida e buscarem uma educação melhor para todos.
 
De quebra, a água das represas, pode ser usada para a agricultura irrigada.
O que se consumirá de água para produzir essa energia, será uma infima porção, muito menor do que a quantidade de água que evapora do espelho das represas.
Depois de utilizada, na forma de gas hidrogénio, ela vira de novo água pura elementar.
A água não necessita tratamento para ser usada na produção de energia.
Estará ao alcance de todo o cidadão do Mundo tal qual ele usa hoje para beber.
Nào pode ser proibida.
 
Ah! Também não ensinaram como se produzem essas quantidades de Hidrogénio tão grandes, com tão pouca água.
Eles dizem que a energia necessária para separar a água é superior aquela que a água produz quando em combustão.
É mentira!
 
Atenciosamente,
Jorge de Sousa
----- Original Message -----
Sent: Friday, January 18, 2002 5:14 PM
Subject: [irriga-l] Não Falemos de Pirâmides de Dinheiro

Não falemos de Pirâmides de Dinheiro.
 
Falemos de Irrigação para alimentar o Mundo que tem seríssimos problemas a resolver de fome.
 
Falemos na energia que é necessária para a irrigação e que o Governo vem administrando em meio a apagões e outras ligeiras incompetências.
 
Falemos do que ainda precisa ser inventado para eliminar a dependência das represas para termos a libertação desta monolitica forma de energia que nos arrasa a economia pela via da conta da luz.
 
Falemos dessa invenção para termos as águas das represas disponíveis para criar alimentos e não para criar eletrodóllars.
 
Falemos daquilo que não nos deixam estudar para não concorrermos com os oligopólios e com as fábricas de aliquotas de impostos.
 
Falemos da água.
 
1 litro de água contém 111 gramas de Hidrogénio
0,1388 g de hidrogênio por segundo equivalem a 1 C.V.
111 g de hidrogênio/s = 1 litro de água/s = 799 C.V.de potência, com 3.6000 litros/hora.
 
Agora perguntemos aos usineiros quantos litros de água eles jogam nas turbinas para a mesma potência.
 
Vai depender da altura, sabemos,... e da eficiência ,... também sabemos, ... e da enrolação até agente desistir de novo de falarmos de energia barata e/ou de graça.
 
Depois de resolvermos esta e outras equações que nos permitiriam orientar os recursos energéticos das pessoas, para resolverem os problemas das pessoas e não das instituições que ficam dando empregos de marajás a meia duzia de eleitos, talvez consigamos um emprego mais decente para aquele de quem não quero falar, da tal piramide do dinheiro, que como tantos, concerteza não pode navegar no seio de grupos profissionais estabilizados e acreditados, passando a se divertir certamente, com sua proeza de nos encher a paciência.
 
Se não fizermos essa nossa parte, a culpa também será nossa.
 
Acredito na gentilesa deste brasileiro que, logo logo se tocará, e não invadirá este espaço de trabalho.
 
Atenciosamente,
Jorge de Sousa
 
 

Responder a