Para quem tem dúvidas se ter uma certificação da sun garante que a pessoa é
qualificada a desenvolver projetos usando java recomendo que procure em www.jars.com
um programa que simula uma prova de certificação e de uma olhada nos simulados.

Eu fiquei decepcionado com o nível das perguntas. Se ser certificado java significa
responder mais do que 70% ou 80% daquelas perguntas, eu acho que um certificado da
sun não significa muito, ou pelo menos não deveria...

Leonardo Bueno.
Não Sun Certified Java Developer :-)