Leonardo wrote:

> Uma coisa que aprendemos é que um bom profissional possue uma boa formação
> (faculdades de primeira linha).
> Para quem fez uma faculdade de primeira linha sabe hoje porque teve que
> construir compiladores, sistema operacional, algoritmos de alto desempenho,
> estruturas internas de um banco de dados, programar em Smalltalk, aprender
> inteligencia artificial

E bla bla bla..

Isso não necesariamente somente aprende na faculdade. Conheço o livro 'A
Small C Compiler' era o primeiro livro que li dois decadas atras sobre C
e nunca vi ninguem, a non ser que tinha lida aquilo, que apos da
faculdade sabe tanto sobre C que o Livro ensina.

A area de informática é enorme, não dá para saber de tudo. Eu não quero
alguem que é ferra em Solaris ou Linux (com anos de experiência) e por
acaso fez cursinho de Java e passou no certificado. Quero pessoas que
saben escrever código nas cadeiras de desnevolvedores.

Provavelmente não ia passar seu teste. Sou desenvolvedor J2EE, não sei
nadinha de AWT (ultima vez foi quando jdk 1.1.1 era novinha), não sei
nada de swing, fez faculdade de direito (tentei Informática mas achei
uma merda..) e não tenho tempo de estudar para certificação em Java. Mas
desenvolve e desenho arquiteturas robustas na plataforma J2EE.

Vocé não pode generalisar. Um professional de informática é IMHO aquele
que se não sabe fazer, sabe achar (nos docs ou num livro) como resolver
com pouco ajuda e em tempo curto. Não adianta você mandar fazer um teste
da ´linguagem java´ em geral. Para desenvolver software robusto, voce
precisa de pessoas capacitadas em areas especificas nos lugares
especificos. Ex: não manda quem sabe fazer interface Swing criar um EJB,
não mande quem sabe fazer EJB criar servlets etcetera.

> etc,etc.
> Só mais uma coisa: Pecado não é copiar código dos outros. Pecado é copiar e
> não entender nada e ainda por cima dizer que foi ele que escreveu.

Copiar código para tentar entender é um dos melhores maneiras para aprender!

sven