Já desisti. Embora heideggeriano na formação, e simpatizante de Jung, a discussão virou outrée demais pra mim...
2008/9/16 Ricardo Pereira Tassinari <[EMAIL PROTECTED]> > Olá a todos. > > Confesso que já não estou entendendo mais muito bem o que estamos > discutindo sobre Religião (já que a discussão sobre Futebol e Política não > vingou), mas parece-me claro que: > > 1. Não dá para equiparar conhecimento científico (com a construção de > modelos, testes experimentais controlados e públicos, etc.) com > "conhecimento" (se faz sentido usar essa palavra aqui) sobre assuntos > religiosos; > 2. A Ciência não caracteriza completamente o que é a Realidade; seria > transformar a Ciência em Metafísica e, pior, tomar o conhecimento científico > atual como último e insuperável; > 3. No "método científico" (se há tal coisa, pois não é um algoritmo), na > escolha dos postulados de uma teoria científica, entram coisas como "Navalha > de Ockham" ou Princípio de Simplicidade, que, a menos que se prove o > contrário, a Verdade (se posso usar esse termo) não tem que satisfazer; > > Assim, por 2 e 3, estamos no relativo; isso cria um vácuo em relação ao que > o "conhecimento" religioso (ou até mesmo metafísico) quer atingir (e sobre > os "métodos" usados para isso), que cada um tem o direito de preencher como > quiser (seja sendo um ateu-macho como o Décio, seja sendo um livre pensador > que busca superar seus preconceitos como o Arthur). Para além disso é > dogmatismo, não? > > Particularmente, a questão me toca pois acho que há muito a se pesquisar > sobre o homem (em especial, como explicar o comportamento humano dito > "superior" em Psicologia, e.g., como o ser humano "faz" Matemática ou como > ele constrói a Ciência) seja como ser biológico (como o faz Piaget) seja sob > um ponto de vista idealista (que *esteticamente* me agrada), sem fixar de > início qual a posição metafísica a se adotar. Parece-me claro que ninguém > atualmente tem respostas claras e convincentes, muito menos explicações > científicas com todo o rigor que elas demandam, para entendermos, pelo > menos, como somos, o que dirá o que somos. > > Abraço a todos, > Ricardo. > > -- > Dr. Ricardo Pereira Tassinari - Departamento de Filosofia > UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília > Homepage: http://www.marilia.unesp.br/ricardotassinari > > > _______________________________________________ > Logica-l mailing list > [email protected] > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l > >
_______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
