Márcio, > Prezado Rocha, > > Friederich Engels escreveu, a respeito do sistema de Hegel: ... > O que dizer dessa afirmação tão dramática: > > "Con Hegel termina, en general, la filosofía; de un lado, > porque en su sistema se resume del modo más grandioso > toda la trayectoria filosófica; y, de otra parte, > porque este filósofo nos traza, aunque sea > inconscientemente, el camino para salir de este > laberinto de los sistemas hacia el conocimiento > positivo y real del mundo." > > Agradeço de antemão por suas opiniões.
Acho que Engels viveu em uma época em que as pessoas ainda acreditavam que o conhecimento científico podia ser positivo e real, e que poderia ser sistematizado e articulado em um todo organizado. Era a mesma época em que se podia afirmar que a Física tinha deixado de ser um labirinto de sub-sistemas e interpretações variadas e tinha definitivamente se consolidado como um conjunto de conhecimentos positivo, sistemático, real. Que só restava coletar novos fatos. Logo depois, porém, veio toda a revolução da Física Moderna, e a Física voltou a ser um labirinto de sistemas e interpretações. Acho que a história da ciência mostra que a tendência inevitável do crescimento do conhecimento científico é a especialização e a conseqüente fragmentação (não que não possa haver a convergência, mas se houver, como eu tentei dizer na outra mensagem, não vai ser pelo método da ciência). Sobre a afirmação de Engels, de que Hegel representou o fim da filosofia, acho que é uma afirmação muito pouco dialética. Ninguém mais do ele, Engels, deveria saber que todo fim é sempre, também, um início. Que se Hegel tinha terminado com uma filosofia, é porque ao mesmo tempo iria começar outra (iria possibilitar o início de outra). Toda a hermenêutica, com sua constante busca de aberturas e novos caminhos, me parece que teria sido impossível se Hegel não tivesse mostrado como é a cara de um sistema filosófico definitivamente fechado. Mas como não sou filósofo profissional, pode ser que o que eu penso seja só amadorismo filosófico..., pois embora eu creia que a filosofia é parte da cultura geral da humanidade, disponível a todos, creio também que ela tem um componente de área especializada, que requer treinamento especial para poder ser feita com qualidade. Abraços, Rocha -- Antônio Carlos da Rocha Costa Coord. Mestrado em Ciência da Computação Programa de Pós-graduação em Informática Universidade Católica de Pelotas http://ppginf.ucpel.tche.br _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
