Olás outra vez: Há 3 semanas lancei aqui a questão sobre a lista de *competências* que seriam consideradas desejáveis para o caso da contratação de um lógico para um Depto de Filosofia "ideal". Recebi apenas duas respostas, off-list, que reproduzo brevemente abaixo. Reproduzo ainda, de maneira complementar, a lista de tópicos do recém-anunciado concurso na UFS, para fins de comparação e completude.
Quero acreditar que o tema é relevante (ouvimos sempre gente reclamando de que os filósofos no Brasil e em Portugal em geral não têm recebido formação "adequada" em Lógica), e que haverá mais *opiniões* a serem colhidas aqui nesta lista (está na hora de realizarmos algo que possa "fazer a diferença"!). Mais alguém sugeriria algum tópico importante? (observem que não estou inquirindo a respeito de temas de *pesquisa* importante, mas a respeito do conhecimento "mínimo" que desejaríamos que os nossos professores tivessem para fins de *ensino*) A questão também parece ser do interesse de outros campos de estudo, dado que os departamentos de Filosofia frequentemente "prestam serviço" para outros cursos oferecendo disciplinas sobre tópicos como "lógica", "raciocínio crítico", "retórica e argumentação" e "metodologia da ciência". Estarão os nossos professores adequadamente preparados para a tarefa? Em caso contrário, o que lhes falta? Observem ainda que o objetivo não é levantar um "debate" interminável sobre o assunto, mas simplesmente a construção de uma lista mais ou menos extensa a partir da qual os departamentos possam em teoria selecionar pontos de interesse *atual* para os seus eventuais concursos. E então, alguém mais teria algo a acrescentar? jm PS: Quando esta lista completou 1 ano uma enquete foi realizada sobre os interesses e campos de atuação dos seus membros (http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2007-April/001143.html). A se manterem os percentuais daquela época, teríamos hoje mais de 100 membros cujo trabalho/estudo se encaixa na grande área "Filosofia"... * * * Resposta do membro 01: . Introdução ao Cálculo Proposicional . Introdução ao Cálculo de Predicados de Primeira Ordem . Metalógica: correção, completude e principais corolários . Métodos de Inferência Não-Dedutivos . Lógica e Epistemologia: o conceito de verdade . Lógica e Metafísica: o conceito de necessidade * * * Resposta do membro 02: eu cobraria que ele soubesse fazer provas limpinhas em ZF (incluindo o axioma do infinito, se possível) e em Dedução Natural (pelo menos no fragmento contendo "e", "implica" e "verdadeiro") * * * Concurso da UFS - outubro de 2008 PONTOS: 1. A silogística aristotélica: conversão de proposições, as regras dos silogismo, dedução direta e indireta (redução do absurdo), a lógica aristotélica como um sistema natural de dedução. 2. A lógica estóica: o estudo das condicionais, a lógica estóica e sua relação com a lógica aristotélica na antiguidade e no Medievo. 3. Aristotélica e o estudo dos sofismas: espécies, definições e exemplos 4. Da importância das linguagens artificiais para a filosofia em geral. 5. o Cálculo de predicados de primeira ordem. 6. Tabelas de verdade e a noção de conseqüências semântica 7. Lógica Modal Alética: O sistema S5. 8. Verdade e o Paradoxo do Mentiroso 9. Lógica Clássica X Lógica Heterodoxas 10. O Ensino da Lógica. * * * 2008/10/13 Joao Marcos <[EMAIL PROTECTED]>: > PessoALL: > > Suponha que vocês tivessem que constituir uma lista de tópicos a serem > cobrados no exame discursivo para a contratação de um professor > adjunto *na área de Lógica* para o Depto de Filosofia dos seus sonhos. > Que tópicos seriam esses? > > Obviamente, cada departamento terá seus interesses específicos, ao > contratar um novo professor. Seria interessante contudo se fôssemos > capaz de definir uma lista básica de "habilidades" e "conhecimentos" > fundamentais mais ou menos de comum acordo dentro da comunidade de > Filosofia ---que é talvez, no Brasil, a comunidade em que há mais > trabalho ainda por se fazer no sentido de desenvolver currículos que > promovam uma formação minimamente adequada na área de Lógica para > formar profissionais que consigam acompanhar o que se tem feito por > aí. Se cada um dos colegas interessados puder sugerir 2 ou 3 tópicos > que considera fundamentais, fica fácil construir esta lista. > > Como dizia Atatürk, "os educadores são os únicos salvadores das > nações" (o que me faz recordar a longa discussão recente aqui sobre > "filosofia-como-projeto-de-salvação", mas por favor ignorem a > digressão). > > Saudações lógicas, > JM _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
