Olás, divulgo a resposta abaixo na lista com a autorização da autora. JM
---------- Forwarded message ---------- From: Andrea Loparic <[EMAIL PROTECTED]> Date: 2008/11/6 Subject: Re: [Logica-l] a contratação de um lógico para um Departamento de Filosofia "ideal" To: Joao Marcos <[EMAIL PROTECTED]> Olá colegas, Encontrei o Coniglio na Anpof e ele me seduziu pra essa lista. E estou achando legal. Bem, a questão que põe o João Marcos é bem relevante. E a resposta que me parece correta é a mais acaciana: um professor de lógica ideal para um departamento de uma das áreas onde são dados cursos de lógica devia preencher dois requisitos fundamentais: 1) Ser um profissional graduado na área em questão (penso aqui nas áreas: de Filosofia, Matemática ou Computação); 2) a) Dominar plenamente os temas básicos da Lógica Contemporânea Clássica, incluindo necessariamente o Cálculo Proposicional e o Cálculo de Predicados com e sem Identidade, vistos numa versão semântica e em várias versões dedutivas, b) Ter alguma formação e boa informação sobre temas mais avançados da Lógica Contemporânea Clássica (teoria dos modelos, teoria dos conjuntos, teoria da prova, metamatemática, computabilidade) c) Ser bem informado sobre temas afins, incluindo: - história da lógica - lógicas não clássicas - questões básicas concernentes a fundamentos das ciências formais - questões básicas da filosofia da linguagem d) Acompanhar o que está sendo pesquisado atualmente na área Esse perfil é difícil de encontrar? Sim. Mas deveríamos cuidar de formar e estimular o surgimento de alunos que ao menos visassem ter essa formação. Acredito que o item 1) é muito importante. Afinal, um professor de lógica não pode tornar-se um estranho no ninho. Ele deve poder dialogar com os colegas sobre questões concernentes à sua área. Um professor de Lógica na Matemática deve ser um matemático que faz Lógica; na filosofia, um filósofo que faz Lógica. E assim por diante. Quando esse princípio é observado, muito se evita em brigas, confusões e trapalhadas. É o que penso, João Marcos. Um abraço, Andréa Loparic _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
