Olás, divulgo a resposta abaixo na lista com a autorização da autora.

JM


---------- Forwarded message ----------
From: Andrea Loparic <[EMAIL PROTECTED]>
Date: 2008/11/6
Subject: Re: [Logica-l] a contratação de um lógico para um
Departamento de Filosofia "ideal"
To: Joao Marcos <[EMAIL PROTECTED]>


Olá colegas,

Encontrei o Coniglio na Anpof e ele me seduziu pra essa lista.
E estou achando legal.

Bem, a questão que põe o João Marcos é bem relevante.  E a resposta que
me parece correta é a mais acaciana:  um professor de lógica ideal para um
departamento de uma das áreas onde são dados cursos de lógica devia
preencher dois requisitos fundamentais:

1) Ser um profissional graduado na área em questão (penso aqui nas áreas:
   de Filosofia, Matemática ou Computação);

2) a) Dominar plenamente os temas básicos da Lógica Contemporânea Clássica,
   incluindo necessariamente  o Cálculo Proposicional e o Cálculo de Predicados
   com e sem Identidade, vistos numa versão semântica e em várias versões
   dedutivas,

  b) Ter alguma formação e boa informação sobre temas mais avançados da Lógica
   Contemporânea Clássica  (teoria dos modelos, teoria dos conjuntos,
   teoria da prova, metamatemática, computabilidade)

  c) Ser bem informado sobre temas afins, incluindo:
   - história da lógica
   - lógicas não clássicas
   - questões básicas concernentes a fundamentos das ciências formais
   - questões básicas da filosofia da linguagem

  d) Acompanhar o que está sendo pesquisado atualmente na área

Esse perfil é difícil de encontrar? Sim. Mas deveríamos cuidar de
formar e estimular
o surgimento de alunos que ao menos visassem ter essa formação. Acredito que o
item 1) é muito importante. Afinal, um professor de lógica não pode tornar-se um
estranho no ninho. Ele deve poder dialogar com os colegas sobre
questões concernentes
à sua área. Um professor de Lógica na Matemática deve ser um matemático que faz
Lógica; na filosofia, um filósofo que faz Lógica. E assim por diante.
Quando esse
princípio é observado, muito se evita em brigas, confusões e trapalhadas.

É o que penso, João Marcos.

Um abraço,

Andréa Loparic
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a