Joao Marcos <botoc...@gmail.com> escreveu:

> O colega Carlos Gonzalez sugeriu uma redação bastante mais precisa
> para a REGRA 1, que foi registrada no nosso documento [...]

Se é que ainda há tempo, gostaria de expressar minhas desconfianças com
relação à *utilidade* da REGRA 1 no estado atual.

Primeiro, suponho que a justificativa para a regra da identificação
(REGRA 1) seja, conforme João Marcos apontou, que os participantes
assumam publicamente responsabilidade pelas mensagens que veiculam na
lista (incluindo, mas não limitado, aos efeito sofridos em termos de
reputação, prestígio e demais mecanismos sociais supostamente úteis).
Para isso, concordo, deve ser possível determinar a autoria das
mensagens.  Para tanto, porém, a autoria deve ser conhecida pela
*comunidade* e não somente pela administração.  Um perfil identificável
somente pela administração é, para todos efeitos e propósitos sociais e
comunitários, anônimo.

Segundo, se a regra da identificação é somente para propósitos de
responsabilização civil e criminal, devo lembrar que administrador de
lista não é capaz (tecnicamente falando) nem competente (legalmente
falando) de determinar a autoria de mensagens para esse propósito.  Isso
é papel da polícia e dos tribunais.  Neste contexto, sequer a sugestão
de que o administrador seria responsável pelo conteúdo ou identificação
da autoria de mensagens veiculadas na lista me soa demasiadamente
paternalista.

Assim, a REGRA 1, no seu estado atual, me parece despropositada e
inócua.  Me parece que devemos escolher: obrigatoriedade da ficha do JYB
ou permissão da anonimidade.  Para mim, tanto faz.

--
Hermógenes Oliveira

«Plus d'un, comme moi sans doute, écrivent pour n'avoir plus de
visage. Ne me demandez pas qui je suis et ne me dites pas de rester le
même : c'est une morale d'état civil; elle régit nos papiers. Qu'elle
nous laisse libre quand il s'agit d'écrire.» Michel Foucault

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/87vazxachx.fsf%40camelot.oliveira.

Responder a