Prezado Walter e outros colegas,

Essa história de Tarski é altamente significativa com relação a vários
problemas da filosofia e da história da matemática e a lógica.

O meu primeiro artigo filosófico tem muito a ver com isso, pois ocupa-se da
discussão entre Zermelo e vários matemáticos franceses acerca do Axioma da
Escolha.

Uma coisa a destacar é que o realismo como posição relacionada à ciência e
à filosofia tem-se desenvolvido muito e tornado-se mais complexo. Depois
das contribuições de Quine, Putnam, as correntes da "idealização" (Nancy
Cartwright), as pesquisas psicológicas e cognitivas, etc., as versões
antigas do realismo, incluindo a de Gödel nos parecem ingênuas ou
simplistas.

Hoje, uma "verdade óbvia" muitas vezes pressupõe um contexto, tendo tanta
ou mais importância o "óbvia" que o "verdade". Para os matemáticos
realistas de 1924, "verdade" baseia-se na realidade ---certo: que
realidade?--- e, portanto para eles é uma questão mais objetiva que
subjetiva. Lebesque acreditava na falsidade do AE num contexto de realismo
matemático, pensava que estava falando de uma verdade objetiva. Claro, de
uma maneira que hoje achamos ingênua, não como o realismo de Putnam, por
exemplo. Para Lebesgue falar de  um enunciado falso é uma perda de tempo
inútil.

Teria muito para dizer, mas o que eu acho o mais interessante é ver como
posições metafísicas podem decidir o que será publicado ou não. Será que
hoje ainda acontece isso? Gostaríamos de pensar que não.

Carlos

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGJaJ%2B-uSW_sCYatYqFqWyB6fn%3Db6cCiS%2BmCWU%2BCFp5vC0X3pQ%40mail.gmail.com.

Responder a