Oi Marcos tudo bem?

Desde o dia que vc enviou o email, procuro por essa citação na obra de
Peirce. O que eu percebi que alguns autores citam, mas não referenciam.
Varri os Collected Papers e o Essential Peirce 2 (se a citação existir,
acredito que seja em sua fase tardia) e não encontrei. Agora estou
intrigada, continuarei procurando.

Uma questão interessante é pensar que Peirce poderia ter dito isso. Em seu
sistema filosófico, ele interrelaciona sob a rubrica de "Ciencias
Normativas",  Estética, Ética e a Lógica (entendida como semiótica).

Para Peirce estética, a ética e a lógica estética,fundamentavam a busca de
um ideal admirável. A ética está voltada para o que deve ser o propósito do
esforço humano e se articula com  a estética, que na abordagem peirceana
não se extamente da determinação do que é belo e do que é feio, mas com
aquilo que deve ser experienciado por si mesmo (qualidades e sentimentos).
Dessa forma, a lógica, ao se ocupar da conformidade entre fins e uma
determinada ação, ou seja, o porquê de se agir de tal, se alicerça na
ética, a qual cabe a descoberta do ideal supremo, o Summum Bonum da vida
humana ( que mais tarde ele afirma CP 1615, 1903 ser o crescimento da
razoabilidade no mundo).  Os meios para atingir esse ideal, contudo, são
uma função da lógica, pois dela depende o processo de raciocínio
autocontrolado pelo qual o ideal pode ser atingido.

Essa citação síntese de Lucia Santaella fazendo uma leitura de Poter resume
o que estou tentando dizer:

*Seguindo Potter (1966, p.14), temos a seguinte síntese: a ação humana é
ação raciocinada que, por sua vez, é deliberada e controlada. Mas toda ação
deliberada e controlada é guiada por fins, objetivos, os quais, por seu
lado, devem ser escolhidos. Essa escolha também, se for fruto da razão,
deve ser deliberada e controlada, o que, ao fim e ao cabo, requer o
reconhecimento de algo que é admirável em si mesmo para ser almejado. A
lógica, como o estudo do raciocínio correto, é a ciência dos meios para se
agir razoavelmente. A ética ajuda e guia a lógica pela análise dos fins aos
quais esses meios devem ser dirigidos. Finalmente, a estética guia a ética
ao definir qual é a natureza de um fim em si mesmo que seja admirável e
desejável em quaisquer circunstâncias independentemente de qualquer outra
consideração de qualquer espécie que seja. A ética e a lógica são, assim,
especificações da estética. A ética propõe quais propósitos devemos
razoavelmente escolher em várias circunstâncias, enquanto a lógica propõe
quais meios estão disponíveis para perseguir esses fins.É na inter-relação
indissolúvel dessas três ciências dos ideais e propósitos humanos que o
pragmatismo se define. No entanto, para que isso fique mais bem
esclarecido, tem-se de tomar a rota que Peirce tomou ao fazer a autocrítica
do seu primeiro pragmatismo.*

Seu email inicial passou batido aqui, no entanto, eu teria muito interesse
prosseguir a conversa sobre ética e lógica, especialmente sob a perspectiva
de Peirce.

Espero ter ajudado.

um abraço!

Juliana