Esses problemas são todos muito legais. Até hoje ainda não sei a resposta do
paradoxo da prova surpresa- por favor, me ajudem.

 Também quero propor um probleminha aparentemente simples mas bem legal-

         Imagine que temos dois discos, ambos de 10 cm de diâmetro. Se
mantivermos um desses discos fixos e ´dermos a volta´ com o outro disco, sem
que haja escorregamento, quantas voltas ao redor do próprio eixo terá que
dar o disco móvel até percorrer todo o disco fixo ? ( Nossa, acho que eu
compus esse enunciado de forma um tanto quanto confusa...- espero que vocês
consigam entender e, por favor, me perdoem...).

         Fernando

Em 26/01/07, Filipe de Carvalho Hasché <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu:

Pensei em um novo desfecho. Sem gráficos. Molinho!!

> [...]

Seja "d" o comprimento em metros da pista de corrida.

Supondo velocidade constante de ambos, lembremos da famosa
formulinha: v = s / t   ou   t = s / v

1°) Em um intervalo de tempo "t1":

--> O atleta "A" completa os d metros imprimindo uma velocidade
"vA":    vA = d/t1

--> O atleta "B" completa apenas (d-4) metros imprimindo sua
velocidade "vB":      vB =(d-4)/t1

2°) Na revanche, supondo que cada um imprimirá a mesma velocidade da
corrida anterior, temos:

--> O atleta A precisa percorrer (d+4) metros:

tA = (d+4) / vA      ==>      tA = (d+4) / (d/t1)

--> O atleta B precisa percorrer d metros:

tB = d / vB      ==>      tB = d / [(d-4)/t1]

3°) Agora falta descobrir qual tempo foi menor: tA ou tB ?

Vamos supor que:   tA >= tB

Façam as contas... vcs verão q dará algo do tipo:     -16 >= 0

Abusdo! Logo:   tA < tB    ==>   O Atleta A faz o seu percurso em menos
tempo. Ganhou novamente.

Então o corredor B é um prego, mesmo!! Nem com 4m de lambuja
consegue ganhar.

Quanto maior for a pista (d --> +inf.), o 2° páreo tende ao empate.
O corredor B nunca vencerá.

E segue a indagação:

E se em vez de 4 metros, o enunciado generalizasse para x metros? ( x < d,
dã.. )
Ou seja: se um cara ganhar com x metros de vantagem, começaria o 2°
páreo com os mesmos x metros antes da linha de partida.

Divirtam-se!
Abraços,
FC.