Olá amigos da lista,

Realmente, é preciso sempre pensar no conjunto vazio com muito cuidado e não
esquecer que apesar de ser vazio, de "não ter nada",  ele existe (e pode
complicar a vida do estudante). Por exemplo, pergunte a qualquer bom aluno
(ou mesmo a um professor de matemática) se é verdadeira ou falsa a seguinte
sentença:
"Se A é subconjunto de de B, então A e B não são disjuntos"

Invariavelmente, a resposta é SIM, por que o raciocínio normal é "ora, se a
interseção de dois conjuntos disjuntos é o conjunto vazio, então,  sendo
dois conjuntos disjuntos, um não pode jamais  ser subconjunto do outro.
Porém, que dizer de um conjunto A qualquer e o conjunto vazio? Pela
definição, temos que admitir que eles são disjuntos, já que a interseção
entre eles é vazia, porém o conjunto vazio é subconjunto de A ! Nesse caso,
então estaria incorreta a sentença: "Se A é subconjunto de de B, então A e B
não são disjuntos".  Ou seja, é perfeitamentee possível que um conjunto seja
subconjunto de outro e ainda assim, a interseção entre eles ser vazia! Não
sei porque nenhuma banca explora essa "pegadinha" (fica a sugestão... :-)

Abraços
Palmerim

Palmerim

"Se dois conjuntos são disjuntos, então
 O conjunto vazio

--
Dharmo rakshati rakshatah

"O Dharma protege aquele que protege o Dharma"

Responder a