Vamos lá, Ney

As moças que ficarão juntas podem ser escolhidas de C3,2 = 3 modos. Feito
isso e supondo as cadeiras numeradas como 1, 2, 3, 4, 5 e 6, note que as
moças só podem ficar juntas caso sentem nas cadeiras 2 e 3 ou 4 e 5, pois
caso sentem de outras formas, você terá necessariamente ao menos dois
rapazes sentando juntos. Então, alocando-se as duas moças previamente
escolhidas, por exemplo, nas cadeiras 2 e 3, vemos que a terceira moça só
poder-a sentar-se na cadeira 5, pois do contrário teremos necessariamente ao
menos dois rapazes sentando juntos. Agora podemos alocar os rapazes nas
cadeiras restantes, o que pode ser feito de 3! = modos. Resumindo:

Escolha das moças que sentarão juntas: C3,2 = 3 modos
Escolher o par de cadeiras para as mesmas sentarem: 2 modos
Permutar as moças que sentaram juntas: 2 modos
Escolher o lugar da terceira moça: 1 modo
Escolher os 3 bancos para os rapazes sentarem: 1 modo (a escolha dos bancos
das moças restringe a escolha dos bancos dos rapazes)
Permutar os rapazes: 3! = 6 modos

Resposta: 3 x 2 x 2 x 6 = 72 modos

Acredito ser essa a resposta. Aguardo o parecer dos mestres da Lista.

Um abraço

PC

Responder a