OPS!

quem escreveu o texto abaixo fui eu Palmerim. Enviei sem querer pelo e-mail
do meu amigo Ney Falcao quando tentava ajuda-lo a resolver a questão.
Afinal, a resposta é 72 ou 144, amigos?

Palmerim

2009/3/20 Ney Falcao <neyfal...@gmail.com>

> Olá Ney, Paulo Cesar e Rafael
> Geralmente há mais de uma forma de resolver esses problemas, e algumas
> vezes acabamos deixando escapar algum detalhe (deve ser por isso que muitos
> alunos "odeiam" análise combinatória). Devo ter deixado escapar algum detalhe,
> porque a solução está parecendo outra para mim, mas não consigo detectar a
> falha. Ajudem-me, se for possível. Analisei da seguinte forma:
>
> 1)   Se os rapazes e as moças pudessem se sentar em qualquer das seis
> poltronas e do lado de quem quisessem (independente do sexo) então seria um
> [...]

Seis amigos vão ao cinema, sendo 3 rapazes e 3 moças. De quantas formas
poderemos colocá-los dispostos numa mesma fila, em seis poltronas vizinhas,
de modo que duas moças estejam sempre juntas e dois rapazes nunca estejam
juntos?

Responder a