Bruno, antes que você fique nervoso (de novo) assim como ontem (ou
anteontem, para quem está no horário brasileiro), segue a resposta do meu
professor do Doutorado. Ele é Ph.D pela Unicamp, de modo que acredito, não
esteja falando besteira.
*
"
*

*Oi, Fernando!*

*Uma maneira de facilitar a determinação dos autovalores, é transformar a
matriz original numa matriz triangular superior (ou inferior), daí os
autovalores serão o elementos da diagonal principal.*

*Este processo pode ser feito pelo método de eliminação de Gauss, bem mais
simples que o processo de diagonalização, que necessita encontrar os
autovetores.*
*Uma observação, se a matriz possui autovalores complexos, a diagonalização
não é possível, no máximo o que você consegue é a diagonalização por blocos,
de matrizes 2x2.

        Prof. Geraldo L. Diniz
Phones: +55(65)3615-8713 (office)
       +55(65)3615-8704 (fax)
Skype:   dinizgl "*

Portanto, o que você fala, vai de encontro ao que ele, professor fala, por
isso a minha insistência no assunto. Ou você, ou ele, está errado. Ou eu não
sei ler.

Abraços,

Fernando Gama

Responder a