Valeu! Valeu, mesmo...

Estou me recuperando da "viagem" na dimensão 4. Mas como sempre foi legal...

Abraços

2009/4/16 Ralph Teixeira <[email protected]>

> Reposta curta para o Walter: sim, tem essa esfera tangente às arestas,
> uma só, com diâmetro a.raiz(2), onde a é a aresta do cubo.
>
> ---///---
>
> Resposta comprida:
>
> EM DIMENSÃO 1 (na reta)
> Um "cubo" de "lado" 1 é o intervalo [0,1]; só existe uma "esfera"
> interessante, que passa pelos 2 "vértices" -- é a esfera de centro 1/2
> e diâmetro 1.
> Tá, isso foi estranho e sem graça; da fato, em dimensão 1, não há
> diferença entre "cubos" e "esferas" -- ambos são intervalos.
>
> EM DIMENSÃO 2 (no plano)
> Um cub.... isto é, **quadrado** de lado 1 é [0,1]x[0,1]. Há duas
> esf... quer dizer, círculos interessantes:
> -- Tangente aos 4 lados (círculo inscrito): o diâmetro é 1;
> -- Passando pelos 4 vértices (círculo circunscrito): diâmetro é raiz(2).
>
> EM DIMENSÃO 3 (no espaço)
> O cubo é [0,1]x[0,1]x[0,1], aresta 1. Esferas, tem 3 "interessantes":
> -- Tangente às 6 faces (inscrita): diâmetro 1;
> -- Tangente às 12 arestas (nem inscrita nem circunscrita...
> arestocrita? aristocrata? que eu saiba, não tem nome curto que termine
> com "crita"): diâmetro raiz(2) (que é a distância entre arestas
> paralelas opostas, ou seja, a diagonal da face)
> -- Tangente aos 8 vértices, quer dizer, passando pelos vértices
> (curcunscrita): diâmetro raiz(3).
>
> Por que parar aqui?
> EM DIMENSÃO 4 (no... huh... hiperespaço):
> O cubo é [0,1]x[0,1]x[0,1]x[0,1], aresta 1. Tem 4 esferas legais:
> -- Tangente às 2.C(4,1)=8 hiperfaces (cada uma é um pedaço de espaço
> 3D): diâmetro 1;
> -- Tangente às 4.C(4,2)=24 faces (cada uma 2D): diâmetro raiz(2);
> -- Tangente às 8.C(4,3)=32 arestas (que são segmentos 1D): diâmetro
> raiz(3);
> -- Passando pelos 16.C(4,4)=16 vértices: diâmetro raiz(4)=2.
>
> Por que parar aqui?
> DIMENSÃO n:
> Cubo=[0,1]^n
> A super-esfera tangente às 2^k.C(n,k) "faces" (cada um com dimensão
> n-k) tem diâmetro raiz(k), onde k=1,2,3,...,n. São n super-esferas
> "legais".
> (Fica de exercício o trabalho de explicar donde veio esse 2^k.C(n,k)...)
>
> ---///---
>
> Agora vou contar um exercício cuja resposta, por muito tempo, me
> deixou pasmado. Acho que foi o Nicolau que me contou isso há muito
> tempo atrás.
>
> Exercício 1. Leia os exercícios a seguir e descubra o enunciado e a
> resposta do exercício 1.
>
> Exercício 2. Num quadrado de lado 1, dá para inscrever 4
> circunferenciazinhas de diâmetro 1/2, uma "perto" de cada vértice,
> cada uma tocando 2 outras e 2 lados, do jeito simétrico natural. Bom,
> sobra um espacinho no meio, entre as 4, né? Ponha uma
> circunferenciazinha tangente às 4 originais, naquele espacinho do
> meio. Qual o raio dela?
>
> Exercício 3. Num cubo de lado 1, dá para inscrever 8 esferazinhas de
> diâmetro 1/2, uma "perto" de cada vértice, cada uma tocando 3 outras e
> 3 faces, do jeito simétrico natural. Bom, sobra um espacinho no meio,
> entre as 8, né? Ponha uma esferazinha tangente às 8 originais, naquele
> espacinho do meio. Qual o raio dela?
>
> ...
>
> Exercício 9. Num "supercubo" de dimensão 9 e lado 1, dá para inscrever
> 2^9=512 "superesferazinhas" de diâmetro 1/2, cada uma tocando 9 outras
> e 9 "faces", do jeito simétrico natural. Bom, sobra um espacinho no
> meio, entre as 512, né? Ponha uma "superesferazinha" tangente a todas
> as 512 outras, naquele espacinho do meio. Qual o raio dela?
>
> Respostas: Ex. 2: (raiz(2)-1)/4; Ex. 3: (raiz(3)-1)/4; Ex. 9:
> (raiz(9)-1)/4=1/2
>
> Conclusão: Em dimensão 9, aquele "espacinho" é tão imenso que a tal da
> "esferinha" que você põe lá dentro TANGENCIA AS FACES DO HIPERCUBO
> (pois ela tem diâmetro 1!). Que espacinho que nada, em dimensão 9,
> fica um tremendo rombo lá entre aquelas esferas todas! E se aumentar
> ainda mais a dimensão, a tal da "esferazinha" do meio aumenta ainda
> mais (raio=(raiz(n)-1)/4 em dimensão n) e começa a ter pedaços FORA do
> supercubo!
>
> Ok, isto deve provocar uma discussão legal... :) :) :)
>
> Abraço,
>    Ralph
>
> 2009/4/16 Walter Tadeu Nogueira da Silveira <[email protected]>:
>  > Amigos da lista
> >
> > Mais uma vez solicito um esclarecimento. Na inscrição da esfera em
> um cubo,
> > a aresta do cubo vale o diâmetro da esfera. Logicamente o raio da mesma é
> a
> > metade da aresta. No caso da esfera circunscrever o cubo, será o diãmetro
> a
> > diagonal do mesmo.
> > Bom...é possível a esfera tocar as arestas de um cubo uma única vez? Qual
> > seria o raio?
> > Confesso que não idealizei o desenho. Também há dois casos, inscrição e
> > circunscrição?
> > Abraços
> >
> > --
> > Walter Tadeu Nogueira da Silveira
>
> =========================================================================
> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
> =========================================================================
>



-- 
Walter Tadeu Nogueira da Silveira
http://www.professorwaltertadeu.mat.br

Responder a