Bem, basicamente demonstrar resultados depende de:

1-> Talento
2-> Prática
3-> Conhecimento de ferramentas diferentes.

O primeiro item não há nada o que você possa fazer. O talento vem do berço e
você estará limitado ao que foi designado pra vc.
Quanto ao segundo basta você estudar matemática (ou até física) sempre lendo
as demonstrações e tentando reproduzir/criar as demonstrações. Talvez se
está muito dificil entender análise vc pode tentar ler outros livros pra
começar a pegar a manha. Acredito que um livro de Teoria dos Números seria
interessante (procura o livro do Plínio de Oliveira, custa uns 30 reais).

O item 3 quer dizer que não adianta o quão inteligente vocÊ seja, se vc não
domina certas ferramentas vc nunca será capaz de provar determinados
resultados. É mais ou menos como estudar equações diferenciais parciais sem
saber nem derivar. É preciso primeiro ser introduzido a esse conceito e
outros, pra depois ser capaz de chegar aos resultados mais complexos.

Ajuda também você dar uma lida sobre principio da indução, contrapositiva,
prova direta, prova por absurdo... O método da indução por exemplo se você
dominar muito bem facilita muito.









2009/4/30 Paulo Santa Rita <[email protected]>

> Ola Johnson e demais colegas
> desta lista ... )BM-L,
>
> Em primeiro lugar, parabens pela sua escolha ! O livro ao qual voce se
> refere, EM MINHA OPINIAO, e a melhor introducao a Analise produzida
> por um brasileiro ... Prossiga nele. E no caso de alguma duvida,
> publique-a aqui, pois nesta lista ha muitas pessoas que apreciam a
> Analise Matematica.
>
> Em segundo lugar, uma dificuldade inicial e absolutamente normal e um
> caminho valido, mesmo louvavel, e justamente o pelo qual parece que
> voce encetou, vale dizer, ler e reler tantas vezes quantas forem
> necessarias ao um entendimento pleno. Tenha certeza que preguicoso nao
> aprende matematica avancada ... e com o passar do tempo, voce
> prosseguindo num estudo sistematico, tudo vai ficando mais familiar e
> mais facil.
>
> Mas e muito importante que apos uma leitura voce seja capaz de
> responder a pergunta : exatamente e com precisao, o que eu nao estou
> entendendo ? Nao adiantA ler, nao entender e nao ser capaz de
> identificar QUE PARTE DA DEMONSTRACAO NAO ENTENDEU. Por exemplo, eu
> quase apostaria que a dificuldade que voce sente na demonstracao
> mencionada e que voce ainda nao percebeu que os conceitos de funcao
> injetiva, bijetiva e inversa SAO  ANTERIORES a definicao de numero
> natural.
>
> Rigorosamente falando, nao existe "tecnicas de demonstracao". A
> demonstracao e a maneira como nos provamos, de forma irrefutavel,
> aquilo que vemos, independente dos meios pelos quais chegamos a ver
> aquilo que desejamos demonstrar. O que existe e um "tipico modo de
> pensar" relativo a uma area do conhecimento. Por exemplo : um Analista
> costuma usar, muito, a ideia de LIMITE, pois a maioria dos conceitos
> com que ele rotineiramente trabalha ( diferenciabilidade,
> integrabilidade, etc ) foram, originalmente, definidas usando este
> conceito; um algebrista, por outro lado,  vai procurar caracterizar as
> coisa pela ideia de GRUPO, um conceito que na Algebra desempenha papel
> equivalente ao de LIMITE em Analise. E assim sucessivamente.
>
> EU ACREDITO  que e altamente saudavel a pessoa estudar ao menos dois
> ramos "relativamente distantes", pois a grandes ideias costumam
> surgir, justamente, da convergencia de mais de um ramo. No seu caso,
> por exemplo, tente se concentrar em Algebra e Analise.
>
> Em sintese, o que voce deve fazer e justamente o que esta fazendo e
> propor aqui as demonstracoes que nao entendeu MENCIONANDO
> EXPLICITAMENTE o ponto onde esta a sua duvida.
>
> Um abraco
> PSR,53004091230
>
> 2009/4/30 johnson nascimento <[email protected]>:
> > Olá amigos!
> > Eu venho aqui na humildade pedir dicas de como melhorar minhas tecnicas
> em
> > demonstrações. Sendo sincero com voces, tenho muita mais muita
> dificuldade
> > em entender as demonstrações dos livros e se em cada demonstração eu
> parar
> > quase 5,6 ou ate 15 dias para entender eu não termino o livro.
> > Eu estou lendo o livro do Elon Lages um curso de analise. O fato é que eu
> ja
> > compreendo tudo de forma intuitiva e sei fazer todos os exercicios mais
> de
> > uns anos para ca eu estou interessado em adquirir tecnicas de
> demonstração
> > pois para mim é o que tem de mais lindo na matematica.
> >
> > Ja conseguir entender como funciona o metodo axiomatico as custas de
> muito
> > esforço já li livros de logica e tenho um livro da teoria dos conjuntos
> que
> > ja li e é show mais, o fato é que não consigo entender as demonstrações
> de
> > forma imediata.
> > Eu agora estou tentando enteder a demonstração de um teorema no comecinho
> do
> > livro 1 que fala sobre uma bijeção b: A -> I tal que I = {p pertence N :
> 1<
> > p <n}  sendo A contido em I então A = I. E vou dizer as voces ta roça.
> >
> > O que devo fazer para realmente ficar bom nisso e não perder tanto tempo
> > conseguindo vizualizar a demonstração quase que imediatamente?
> > Obrigado
> > ________________________________
> > Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 -
> > Celebridades - Música - Esportes
>
> =========================================================================
> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html<http://www.mat.puc-rio.br/%7Eobmlistas/obm-l.html>
> =========================================================================
>



-- 
Denisson

Responder a