Olá.

Eu não proporia essa solução para estudantes do nível médio, mas, se você
procura uma solução "elegante" e acha razoável a utilização de álgebra
linear, a questão admite uma solução trivial.

i) Teorema: det(A)=0  <=>  as colunas de A são LD (linearmente dependentes)

ii) A multiplicação de uma matriz nXn por um vetor-coluna nX1 equivale
simplesmente a promover uma combinação linear das colunas de A para obter um
novo vetor-coluna nX1.

iii) Se as colunas de A são LD, então, *por definição*, há uma combinação
linear (coeficientes dados pelos componentes de X) delas *não trivial* (pelo
menos um dos elementos de X não nulo) que resulta no vetor nulo. Isso
garante a veracidade da afirmação I.

iv) Se a afirmação II fosse verdadeira, as colunas de A constituir-se-iam em
uma base do espaço vetorial dos vetores-coluna 3 X 1. Porém, as colunas de A
são LD, de modo que elas não podem constituir uma base de tal espaço. Logo,
a afirmação II é falsa.

[], Leo.

Responder a