> Eu acho que isso parece mais uma convenção brasileira...

Não sei se é convenção e não sei se é brasileira...

Minha filha está com 10 anos e está estudando isso no colégio. Quando
ela me perguntou
"Pai, tu sabes quel é a ordem?"
Respondi
"Tanto faz, o que importa é primeiro o que está dentro, depois..."
Ele me interrompeu e disse:
"Nããããããõoooo, o Profe Jaque disse que é primeiro o parenteses, depois ...."
Para não entrar em polêmica, disse que "tudo bem..."

Mas na verdade não acho "tudo bem...". De fato acho que alguns livros
didáticos enfatizam essa regra meio sem saber porque e copiando do
outro livro que também dizia isso ...

Não vejo "lógica" em uma "ordem de precedência" entre os símbolos...

Na verdade, acho que em expressões do tipo ((a + b) * (c + d) + e) /
(f - g)... o "correto" é usar só (). o [] ou {} teríam outras
utilidades como delimitador de conjuntos {a,b,c,...} ou intervalos
[-5, 5] por exemplo...

Mas digite "parenteses colchete chaves" no google e acharas uma
montanha de perguntas e respostas sobre o tema (algumas muito
ingênuas)

Abraço,
Adalberto