Olá,

Estou estudando vetores pelo livro "Vetores e uma iniciação à Geometria
Analítica" de Dorival A. de Mello e Renate Watanabe.

Encontrei uma questão simples, mas que me deixou de cabelo em pé. Eu consegui
resolver, mas de uma maneira meio feia.

A questão é: *.Obs: Todas as duplas de letras são vetores.

--
Em um triângulo ABC, o ponto M é tal que 3 BM = 5 MC. Escreva o vetor AM em
função dos vetores AB e AC.

Alguém poderia me mostrar como resolveu?
A parte que me encomoda é a de descobrir qual número multiplicar o lado BC para
resultar em BM.

Eu fiz de uma maneira tosca, como dá pra fazer em porcentagem por exemplo no
acréscimo de 50% eu fazia:

x + (x * 50%) = x * y -> "y" será o número que multiplicado por x é o mesmo que
um acréscimo de 50%.

No caso do problema é um decréscimo, então montei, sabendo que BC - MC = BM:

BC - MC = BC * x        (1)

e resolvi transformando tudo em MC pelos dados da questão:

BC = BM + MC

BC = 5/3 MC + MC

BC = 8/3 MC       (2)

substituindo (2) em (1)

8/3 MC - MC = 8/3 MC * x

5/3 MC = 8/3 MC * x

5/3 MC * 3/8 * 1/MC = x

simplificando MC

x = 15/24 => 5/8

Minha dúvida é, como poderia descobrir esse valor, que multiplica BC para me dar
BM de maneira mais rápida?

Agradeço

Henrique N. Lengler