Em dom., 31 de dez. de 2023 às 00:56, Pedro José <petroc...@gmail.com> escreveu:

> [...]
> O problema original pede que demonstre que k é um quadrado perfeito. Todas
> soluções que vi são baseadas nas relações de Girad ou Vieta's fórmula como
> chamam lá fora.
> Eu parti do conhecimento de que k tem de ser quadrado perfeito.
> Consegui provar que tirando as soluções triviais a=0 ou b=0 ou a=b=1
> b>=raiz(k)
> Aí achei a primeira solução para a equação, sem perda de generalidade,
> considerei a>b, a=b só ocorre para a=b=1 ou a=b=0. Lá fora acho que nem
> consideram 0 natural. Seguem a risca como foi o postulado de Peano.

O enunciado original dizia INTEIRO POSITIVO, e não "natural".
Os proponentes da IMO têm uma certa noção dessas pequenas polêmicas,
então eles costumam ser bastante verbosos sobre se 0 é considerado ou
não parte das soluções.
Curiosidade: na França 0 é considerado positivo E negativo ao mesmo tempo.
https://mathfour.com/arithmetic/is-zero-positive-or-negative

> Então para cada k=w^2 com w>1
> Tem um conjunto com uma sequência infinita de soluções.
> Sk={si=(ai,bi,k): i natural e i>=1| s1=(w^3,w,w^2) e si+1=(ai*w^2-bi, ai,
> w^2).
> Consigo provar que todos termos da sequência são soluções.
> Não consigo provar que se há uma solução (a*,b*, k*) então (a*,b*,k*) ou
> (b*,a*, k*) pertence a sequência Sk para k=w^2.

Ué, você pode imitar a solução do problema original. Se (a*,b*,K) é
solução E não está na rota dourada, então é possível encontrar uma
solução menor fora da rota dourada também, e assim por diante até
chegar na solução minimal. Mas a solução minimal é justo a que inicia
a rota dourada, absurdo.