Estimado Ricardo,
 
 
                    O Sistema UNIMED tem muita coisa a melhorar. Muitas UNIMEDs tem enormes problemas como você mencionou, éticos e morais, e da teoria a prática existe um abismo grande. Apesar de inúmeras reclamações muitas são improcedentes e muitas procedentes devem ser solucionadas e os colegas precisam entender que "estão" auditores, não são juízes. Alguns agem fora dos limites da lei e infelizmente da ética. Mas o Sistema como um todo é correto, pauta pela honestidade e seriedade, com muitas falhas que devem ser sanadas E APRESENTA CONTRADIÇÕES muitas vezes de difícil aceitação. A atitude deste Auditor para com nosso colega Aurélio é lamentável e só uma poesia poderia resolver o problema do Aurélio.
                        Vou sugerir ao Aurélio ficar lendo poesia enquanto seu honorário não vem.
                         Isso é  Defesa Profissional!!!!!
                         Veja o que você diz: " Temos que sair da poesia para a ação e para a verdade". NÃO CONCORDO OU ESTOU NA DÚVIDA? FAÇO UM POEMA?  ADMITO QUE TEMOS QUE CONTINUAR NA POESIA, COVARDIA E OMISSÃO? ACHO MELHOR!
                      
                                                                      
 
Abraço,
 
 
Celso.
                           
                                   
                                                        
----- Original Message ----- From: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Saturday, November 04, 2000 10:38 PM
Subject: [otorri.] Re: [otorri.] Re: [otorri.] Re: [otorri.] SURDEZ SÚBITA - PROTOCOLO de TRATAMENTO

Prezado Celso,
 
Eu não conheço o sistema das Unimed, teoricamente deveria ser uma maravilha, administrada pelos próprios médicos, porém voce sabe que muitas delas tem enormes problemas vide as inúmeras reclamações de muitos colegas em todo o Brasil. Infelizmente o problema as vezes não é do "sistema" e sim das pessoas, como em tudo.
Acho que a SBORL tem a obrigação de ajudar os seus associados e deve assumir esta responsabilidade pois como organização científico-representativa é aquela que pode subsidiar os colegas com problemas, não só nestes casos individuais, mas também nos casos "coletivos". Na semana passada saiu no Diário Oficial da União uma portaria assinada pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia que regulamenta que o Fonoaudiólogo é o responsável pela organização dos serviços de identificação de perdas auditivas em recém natos (triagem neonatal). O CFM não dá a minima para isso pois se trata de um problema que afeta uma especialidade e não todos os médicos, e tenho certeza que eles nem ficaram sabendo da publicação. O Conselho Federal de Fonoaudiologia é extremamente atuante e agressivo e se a SBORL não assumir esta luta em poucos anos as fonoaudiólogas ocuparão um enorme espaço em nossa área E NINGUEM FARÁ NADA POR NÓS. Depois para retomar é muito difícil, vide cabeça e pescoço, etc... O lobby da fono e da odonto é muito maior do que o nosso. Passei o diário oficial para a SBORL, vamos ver o que vai ser feito. No caso da propaganda nos ônibus de São Paulo, nada foi feito, e o CRM me respondeu que não é da alçada dele !!!!!!
É Celso muita coisa tem que ser mudada, vamos ver....
Temos que sair da poesia para a ação e para a verdade.
 
abraços
 
Ricardo Bento
 
----- Original Message -----
Sent: Wednesday, November 01, 2000 10:11 PM
Subject: [otorri.] Re: [otorri.] Re: [otorri.] SURDEZ SÚBITA - PROTOCOLO de TRATAMENTO

Ricardo, Geraldo e Aurélio:
 
                    Estimados colegas: Li as respostas dadas ao Aurélio e quero respeitosamente discordar de ambos.
                                    Sou Diretor da UNIMED local e tratamos todos os cooperados com seriedade e dignidade.
                                     Prezado Ricardo, a atitude isolada ou inadequada de alguns não pode servir para generalizar contra todo um SISTEMA, tanto é que no caso a defesa do colega sai de um membro do SISTEMA.
                                    Geraldo, a SBORL e quem quer que seja podem ser acionados mas são entidades meramente consultivas e não NORMATIVAS.
                                    Aurélio, seu problema é outro e chama-se desconhecimento da lei (NORMAS). Vamos então a elas:
                                   1-) O auditor deve desempenhar seu trabalho nos limites das normas do CRM. VOCÊ SABIA DISSO? O auditor não pode interferir em qualquer conduta? VOCÊ SABIA DISSO? O AUDITOR OU A UNIMED NÃO PODEM EFETUAR GLOSA! VOCÊ SABIA DISSO?
A UNIMED TEM UM CONSELHO DE ETICA MÉDICA! VOCÊ SABIA DISSO? NENHUM MÉDICO PODE INTERFERIR EM HONORÁRIO DE OUTRO MÉDICO! VOCÊ SABIA DISSO?
                                    Isto posto vamos a resolução do seu caso de forma clara e simples:
                                   1-) A glosa está comprovada por escrito? Confirme isto por escrito. Caso você não consiga comprovar por escrito , vá com um colega médico seu amigo, falar com o auditor e o presidente da UNIMED local para que o mesmo ouça que a glosa foi realmente praticada. Pronto seu colega é testemunha ocular.
                                   2-) Espere receber o pagamento do mês subsequente ao atendimento ou quando efetivamente deveria ser pago. Guarde esse documento.
                                   3-) Isto feito fale com o AUDITOR E COM O PRESIDENTE DA COOPERATIVA informalmente e mostre que sente-se injustiçado pela atitude.
                                   4-) Se isto resolveu ótimo, se isto não resolveu enderece em duas vias um pedido de reconsideração por escrito ao Conselho de Administração da Cooperativa. Guarde a segunda via que deve acusar o recebimento com assinatura do Superintendente ou do Presidente. Se eles se negarem a receber é só fazer uma correspondência com A.R. (aviso de recebimento) de conteúdo declarado aos mesmos. Na correspondência fixe um prazo elastico para resposta tipo 15 dias.
                                   5-) Aguarde a resposta.
                                   6-) Se ultrapassado o prazo não vier resposta ou a decisão for mantida, aí vamos checar se você realmente foi injustiçado ou seus dados não são verdadeiros.
                                    a-) Protocole COM DATA denúncia na Comissão de Ética da Coope-rativa contra o Auditor e o Presidente da Cooperativa , SOLICITANDO ABERTURA DE EXPE-DIENTE. Para praticar a glosa e a mesma LEGALMENTE ser efetivada É CONDIÇÃO OBRI-GATORIA SER INFORMADO O CRM DO FATO NO MOMENTO DA GLOSA. SE ELES NÃO FORMALIZARAM O FATO, O CRM NÃO ACATA A GLOSA E DETERMINA O PAGAMENTO E PUNE OS COLEGAS. NENHUM COLEGA PODE TER HONORÁRIOS GLOSADOS SEM QUE O CRM SEJA INFORMADO DO FATO ( veja parecer do CRM a respeito ).
                                       b-) A partir daí você decide o final...........
                                       c-) O proprio mail enviado pelo Dr. Ricardo Ferreira Bento ( Professor Livre Docente ) pode ser utilizado para amparar sua Conduta, junto a comissão de ética e ao CRM.
                                      d-) A SBORL pode formalizar um "agravo" junto a comissão de ética de sua cooperativa, mas desculpe-me a franqueza, nunca ví nossa sociedade tomar postura de nos defender realmente, o que vejo são poemas e mais poemas. Prezado Geraldo , neste ítem dispenso sua resposta, é o que sinto. Espero que sua atuação venha a mudar a indefesa profissão de Otorrinolaringologista. Vale lembrar que quase 50% dos sócios da SBORL não votaram na sua chapa, o que mostra o grau de descontentamento imenso e a dividida sociedade que temos. Ressalva justa seja feita que não há nada de pessoal contra o seu nome especificamente, a quem não conheço, inclusive tendo excelente impressão pessoal no site.
                                    Mas a Sociedade da Eletronistagmografia, das minhas primeiras 2.000 ligaduras para o tratamento da Epistaxe , etc. que patrocina tantos outros eventos sabida-mente com interesses não muito claros deverá passar por uma maior transparência ou então continuará assim: quase 66% dos sócios nem comparecem para votar, mostrando de forma inquestionável o descaso do sócio pelos destinos de nossa Sociedade, infelizmente para todos nós. Plagiando o falecido Franco Montoro: "Da SBORL que temos para a que queremos......" acrescento " falta muito, muito mesmo!".
                                   e-) Aurélio: explique melhor essa tal de situação vexatória? Ouve quebra de sigilo? O Auditor responde também por isso!
                                    Agora você está totalmente aparado para se defender e receber seus honorários que se SEUS DADOS SÃO ABSOLUTAMENTE VERDADEIROS me parecem mais que justos. Porém, o que ocorre é que muitos colegas contam verdades parciais e aí a coisa complica............
                                   Gostaria de saber o resultado final disto e vou ficar aguardando. Se você quiser inclusive eu entro em contato com o Presidente da sua cooperativa e com nosso colega auditor havendo sua concordância e autorização para ajudá-lo, tentando mostrar-lhes e convencê-los da decisão infeliz tomada.
                                    Caso prefira uma "conversa amistosa" para resolver o problema o que também é sensato, utilize este mail mostrando-o na cooperativa. ( NOTA: Solicito-lhe a gentileza de retirar do corpo do mail tudo o que se referir a SBORL - não autorizo divulgação pública de minha opinião pessoal sobre a SBORL - vale lembrar que estamos em um site médico).
                                     
Um abraço,
 
 
Celso Clementino Moreira
0xx142643899
Lençóis Paulista
 
 
           
----- Original Message -----
Sent: Wednesday, November 01, 2000 9:26 AM
Subject: [otorri.] Re: [otorri.] SURDEZ SÚBITA - PROTOCOLO de TRATAMENTO

Caro Aurélio,
 
Os artigos que existem na literatura são aqueles que os outros colegas já te passaram. Eu tenho um trabalho praticamente pronto para publicação, mas ainda não publicado.
Os resultados são bons e continuamos com o protocolo.
 
Desculpe eu ter te colocado nesta "enrrascada".... Mas infelizmente estas coisas acontecem nos convênios e a UNIMED se diz Cooperativa de Médicos !!!!!. Coisas da Defesa Profissional ..... porque voce não procura a SBORL ? Nossa entidade deveria ajudá-lo.
 
Se eu puder te ajudar com meus resultados e uma declaração minha com meu trabalho e resultados, me avise.
 
abraços
 
Ricardo Bento
 
 
-----Mensagem original-----
De: Aurélio Pereira de Medeiros <[EMAIL PROTECTED]>
Para: Otorrino - Grupo de Discussão <[EMAIL PROTECTED]>
Data: Quarta-feira, 25 de Outubro de 2000 16:24
Assunto: [otorri.] SURDEZ SÚBITA - PROTOCOLO de TRATAMENTO

Caros colegas gostaria de receber referências bibliográficas sobre condutas em SURDEZ SÚBITA.
 
Há cerca de 1 ano internei um paciente com Surdez Súbita e fiz o PROTOCOLO ensinado aqui pelo Prof. Ricardo Bento [ DEXTRAN + DECADRON + ZOVIRAX ] e me recordo bem que não havia nada ainda confirmado sobre o uso do acyclovir em casos iniciais onde não houvesse suspeita de acometimento viral, mas que pela experiência pessoal do Prof. poderia haver uma melhora do quadro se iniciado até o 5 º dia .
 
O problema que enfrento no momento é com a auditoria da UNIMED , pois segundo os mesmos a conta ficou caríssima e não há nenhuma REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA que respalde a minha prescrição.  CONCLUSÃO : GLOSARAM a CONTA ..
 
Passo no momento por uma situação vexatória  no hospital ,  na unimed e com o paciente e seus familiares.
 
Agradeço antecipadamente a ajuda de todos.
Aurélio 
 

Reply via email to