Boa noite!Estou utilizando o drbd + hearbeat para ter um postgresql com alta
disponibilidade, porem quando provoco uma queda do servidor master o slave entra
normalmente, porem o postgresql não inicializa porque exite o arquivo
postmaster.pid dentro do diretório /data que por sua vez veio replicado pelo
drbd.O problema ocorre devido o arquivo postmaster.pid ser criado no mesmo
diretório que esta o data, assim tambem sendo replicado junto com o 
banco.Tentei criando um script removendo o postmaster.pid antes do servidor 
secundario subir
o postres, porem acontece algumas veses o heartbeat enviar alguma
informação de start, status, que acaba removendo o postmaster.pid do
servidor secundario, e ai quando e necessario eu parar e iniciar o serviço
não existe o postmaster.pid no servidor slave.Se alguem tiver alguma
sugestão agradeço.
_______________________________________________
pgbr-geral mailing list
[email protected]
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

Responder a