Boa noite!Estou utilizando o drbd + hearbeat para ter um postgresql com alta disponibilidade, porem quando provoco uma queda do servidor master o slave entra normalmente, porem o postgresql não inicializa porque exite o arquivo postmaster.pid dentro do diretório /data que por sua vez veio replicado pelo drbd.O problema ocorre devido o arquivo postmaster.pid ser criado no mesmo diretório que esta o data, assim tambem sendo replicado junto com o banco.Tentei criando um script removendo o postmaster.pid antes do servidor secundario subir o postres, porem acontece algumas veses o heartbeat enviar alguma informação de start, status, que acaba removendo o postmaster.pid do servidor secundario, e ai quando e necessario eu parar e iniciar o serviço não existe o postmaster.pid no servidor slave.Se alguem tiver alguma sugestão agradeço.
_______________________________________________ pgbr-geral mailing list [email protected] https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
