Em 17/02/2012 14:57, Alexsander Rosa escreveu:
> Na minha opinião, código de CLIENTE e número de PEDIDO são chaves
> naturais, mesmo que alguns pensem que são artificiais. Explico: desde o
> final do século retrasado, muito antes da invenção do computadores,
> comerciantes armazenavam fichas de papel com dados de seus clientes,
> geralmente em fichários. Muitas destas fichas tinham pré-impresso, pela
> gráfica, um número em um canto superior. Este número acabava virando o
> código do cliente.
>
> Da mesma forma, quase todos os "talões de pedidos" do século 19 já
> [...]

        A história é bonita, mas se você precisa adicionar uma informação a
mais na entidade para identificá-la já chamamos de chave artificial não
importa se já vem impressa no papel, chave natural é quando você usa um
dos atributos da entidade para identificá-la.

        Concordo que Número de Pedido é chave Natural, mas não concordo com
Código de Cliente.

http://en.wikipedia.org/wiki/Natural_key

--
Shander Lyrio