Caro Guilherme.

Servico de acesso aa Internet eh considerado pela ANATEL como servico de valor
adicionado, ou seja eh um servico que eh prestado sobre um servico de telecom.

O servico de telecom poderah ser o de STFC e o de valor adicionado o de acesso
discado aa Internet.

O servico de telecom poderah ser o servico de comunicacao via radio (SCM) e o
de acesso aa internet o de valor adicionado sobre o servico de conexao via
radio.

Quando o radio usado eh em faixa livre, 2,4 ou 5,8 p.ex., a licenca recai sobre
a estacao de comutacao de pacotes, nao sobre a frequencia.  Nestes casos eh
considerada "estacao de telecom sem uso de RF".

Quando uma prestadora de telecom SCM (que eh autorizada da ANATEL a explorar
servicos de telecom) quiser usar frequencia homologada (3,5 ou 10,5 MHz por
ex.) deverah entrar na licitacao da frequencia e deverah tbm licenciar sua
estacao de comutacao de pacotes.

Quando um provedor nao se interessa por SCM, poderah prestar o servico sem
autorizacao ou licenca da ANATEL, pois serah apenas prestador de servico de
valor adicionado.

Trabalhamos em outorga na ANATEL desde a instituicao de licencas SCM em 2002.

O site www.teleco.com.br eh uma boa opcao para se ver a regulamentacao
interpretada.

[]'s

Carlos Guerra Godoy