"Fabrício Martins" <[EMAIL PROTECTED]> writes:

> Aproveitando, alguém poderia me dizer qual a metodologia que é
> empregada na maioria dos projetos open - sources ?

é dificil achar uma metodologia unica. O freebsd, por exemplo, tem uma
estrutura centralizada de desenvolvimento enquanto o linux tem uma mais
descentralizada. ambas sao boas metodologias e funcionam.

o problema de certificados como o CMM (e CMMI) é que foram feitos para
desenvolvimento de programas para governos e militares. nesses programas
alguns aspectos como segurança e intolerancia a falhas (ou melhor, falta
de falhas graves) sao mais importantes que recursos, frescurinhas, e
sinos e apitos (bells and whistles). Afinal ninguem quer que um foguete
espacial exploda por falha de software ;-)

e como nesses ambientes a burocracia impera, existem diversas camadas de
pessoas (ou niveis de comando) que precisam interagir. e tem questoes
basicas como documentacao, protocolo, etc. por (ou para) isso existe a
figura do gerenciador (manager) que faz a ligação entre os programadores
e as pessoas de outros niveis (generais, politicos, etc)

uma outra razao para ter certificacoes como essa é porque nem sempre é
garantido que _todos_ os programadores sao topo-de-linha (especialmente
no servico publico em qualquer pais) entao se criam essas regras com o
intuito de garantir qualidade. eu pessoalmente acho que seria melhor
investir na formaçao dos programadores, mas nem sempre isso e facil.

no mais, algumas coisas que essas certificacoes criam sao trivialmente
usadas como uso controle de versao e revisao de codigo (peer code
review). de fato, uma boa parte do processo de desenvolvimento de SL é
baseado nessas duas coisas.

ou seja, a razao porque essas instrucoes nao sao usadas em projetos de
SL é porque elas nao sao necessarias e nao vao ajudar a melhorar a
qualidade do produto.

Abraços,

Pedro Kroger