On 6/6/06, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
On Jun  5, 2006, "Pedro de Medeiros" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Concordo. Acho que vou ter que mudar a abordagem para distinguir vírus
> de bactérias ou protozoários, partindo do pressuposto de que o vírus é
> algo mais sutil, de outra natureza e difícil de detectar. A licença
> seria também algo igualmente sutil.

Outra objeção interessante acaba de me ocorrer: o vírus, por mais que
tenha seu código genético escondido e dormente no interior de uma
célula, ainda é algo distinto, eventualmente detectável e removível.

Existem estágios da infecção em que o vírus não é detectável. Além do
mais, não sei dizer se o vírus é removível quando ele está dormente
dentro da célula. Ele é combatido mais provavelmente quando está na
corrente sangüínea ou, indiretamente, afetando os estágios pelo qual o
vírus usa a célula durante a infecção, como por exemplo, afetando a
composição da sua capa proteica, que, de outra maneira, se ligaria a
membrana celular e reiniciaria o ciclo.

Já a licença GNU GPL, uma vez introduzida num programa, não é mais
removível, ainda que seja facilmente detectável.  Passa a ser parte
integrante daquela cópia do programa e de quaisquer outras cópias,
derivadas ou idênticas.

Sobre a detectabilidade, isso depende. O corpo da licença pode ser
removido, deixando apenas o código para ser testado. Se comentários e
o conteúdo de strings do original forem modificados, pode ser muito
difícil detectar, ou mesmo, saber por onde começar, especialmente sem
o código-fonte (e espera-se que o infrator que for mesmo distribuir
código que está protegido sob GPL, o fará apenas em binário, não em
código-fonte). Às vezes é mais fácil detectar através de produtos
indiretos, como formato de arquivos de entrada/saída e é preciso saber
o que se está procurando.

Talvez uma analogia mais apropriada fosse dizer que a GPL é
mitocondrial, já que, uma vez que as mitocôndrias, antes bactérias
(IIRC) independentes, entraram em células maiores e passaram a fazer
para elas a conversão de glicose em energia, como dizia a professora
do colégio, tornaram-se parte integrante do sistema, e sua remoção
(cura?) levaria o tecido à morte.

Acho que a analogia do vírus só se sustenta se houver indícios de que
trechos de DNA viral tenham sido incorporados pelo código genético de
seres vivos, mas aí novamente cabe minha objeção à distinção de
linguagem que você sugeriu para emprestar maior sutileza ao vírus.

Dito isso, agrada-me muitíssimo mais a analogia mitocondrial:
descendentes carregam as mitocôndrias da mãe, que fornece o óvulo com
as organelas celulares, e nunca do pai, que fornece apenas seu
material genético nuclear.  É uma analogia perfeita para a combinação
de licenças compatíveis com a GPL: tanto as mitocôndrias do pai quanto
da mâe têm seu próprio código genético, mas prevalece somente o da
mãe: a GPL, mãe de todas as licenças de software livre :-)

A analogia mitocondrial é ótima, mas tem um pequeno problema: 100% do
código tem a mesma característica, enquanto que na analogia do vírus,
não. Apesar da mitocôndria aqui significar a licença (e a licença
também valer sobre 100% de todo o código), perde-se a capacidade de
rastrear a origem de cada parte do código, as porções do software GPL
e as porções de código que não são.

É coisa pequena, mas há a falta de equivalência no caso desse alguém
poder remover a GPL de todo o seu código, substituindo apenas o que
era originalmente GPL por não-GPL em uma implementação "clear room".
Algo mais ou menos como o oposto do que o 4.3BSD fez para se livrar do
código da AT&T e se tornar 100% open source.

Se a mitocôndria do 4.3BSD fosse proprietária, isso não seria possível. :)

[]'s!
--
Pedro de Medeiros - Computer Science - University of Brasília
Email: [EMAIL PROTECTED] - Home Page: http://www.nonseq.net