On Tue, Jul 18, 2006 at 03:03:23PM -0300, Olival Gomes Barboza Júnior wrote:

> Nada do q exatamante? Não entendi onde o q eu escrevi conflita com o q se
> depreende do texto.
>
> O meu pto é q os pacotes proprietários incluídos nos CDs de distribuição do
> Ubuntu se destinam a casos específicos, sendo dispensados em outras
> situações onde há suporte livre (até mesmo em nível de drivers) para o
> hardware em questão.
>
> O afirmado pelo Alexandre Oliva é que a distribuição *só* funciona com
> determinados pacotes proprietários, sem levar em conta o contexto da
> instalação. Como ele já pediu à Fernanda q esclarecesse o assunto em outro
> [...]

Se você conseguir rodar o sistema sem o kernel de fato não vai quebrar
:) Veja, qualquer usuário que instala o Ubuntu leva de 'presente' no
mínimo um kernel com firmwares proprietários para drivers ipw2[12]00. Se
você é daqueles que considera firmware como dados e não como softwares,
ok. Ou se é daqueles que acha que firmwares não cabem na questão por
rodarem nos devices específico, ok também. Como eu não estou em nenhum
desses casos eu estou convicto que uma instalação básica do Ubuntu me
traz software proprietário, e me engana ao dizer ao contrário.

abraços,

--
Tiago Bortoletto Vaz
http://tiagovaz.org