Ada Lemos wrote:
> Democracia se constrói, amplia, aprofunda, sedimenta no dia a dia com
> muito empenho,trabalho, vigilância, transparência, liberdade.
> Bjs,
> Ada

Bonitas palavras, Ada.

Na verdade, como diz o assunto da mensagem, ela é sobre por que não usar SL nas urnas. Há alguns bons motivos para se usá-lo e eu, pessoalmente, preferiria que fosse assim. Verdade que sem lá muita convicção, já que existem bons motivos para se atingir uma auditabilidade adequada por outros meios.

Infelizmente, software-livre não é uma pílula mágica que possa ser acrescentada a um sistema imperfeito para erradicar todos os seus defeitos. Os problemas do sistema eleitoral brasileiro são muitos e alguns deles até passam pelas urnas eletrônicas.

Mas, mesmo que fosse possível fazer delas espelhos absolutamente confiáveis dos votos nelas depositados, elas seria apenas isso. Todos os outros vícios continuariam presentes.

E a todos os que ficassem satisfeitos acreditando que basta que muitos olhem o código-fonte para que ele se transforme em algo perfeito e seguro, eu lembro que existe bem pouca coisa mais perigosa do que a falsa noção de segurança.

Não adianta as urnas ficarem perfeitas enquanto os outros vícios permanecerem. Erradicando os outros problemas, os das urnas acabarão, inevitavelmente, erradicados também. É um problema que precisa ser resolvido, mas na direção certa.

É preciso tirar os olhos da coisa brilhante e olhar para a causa do problema. Aí veremos melhor o ponto em que as alavancas do empenho, do trabalho, da vigilância, da transparência e da liberdade podem ser melhor aplicadas para mover a po**a da pedra que está sobre o nosso pé.