On Oct 26, 2006, Mauro Carvalho Chehab <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Apesar de não gostar muito das visões da Forbes, esta parece estar
> correta.

?!?  Ataques descabidos contra RMS, vindos de um conhecido crítico.

> Provavelmente, este artigo é conseqüência da carta aberta e do resultado
> das votações que tivemos entre os 29 mais ativos colaboradores do
> kernel:

> http://lwn.net/Articles/200423/
> http://lwn.net/images/pdf/kernel_gplv3_position.pdf

Artigo este baseado em falha de compreensão do que diz o rascunho da
licença.

Algum de vocês de fato comparou os argumentos furados apresentados com
o que o rascunho da GPLv3 realmente diz?  Deu a impressão de que leram
FUD contra GPLv3 (talvez escrito pelo mesmo Daniel Lyons) e se
posicionaram com base nisso :-(

Pra mim, parece racionalização da dificuldade de se mudar a licença do
kernel.  É mais fácil dizer que as uvas estão verdes mesmo.  Não estou
dizendo que haja malícia: provavelmente nem há consciência disso, pois
é um processo psicológico que normalmente passa despercebido por quem
o comete.

Convido-os a ler novamente o espírito da GPL, descrito no preâmbulo da
GPLv2 e reproduzido nos rascunhos da GPLv3, e a perceber que as
alterações são todas no sentido de cobrir casos em que a letra da
GPLv2 dava margem ao descumprimento do espírito.  Em particular:

 To protect your rights, we need to make restrictions that forbid
 anyone to deny you these rights or to ask you to surrender the
 rights.  These restrictions translate to certain responsibilities for
 you if you distribute copies of the software, or if you modify it.